Comprar um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas. Para alcançar esse objetivo e conquistar outras metas, como sair das dívidas, realizar viagens ou poupar para uma aposentadoria tranquila, é necessário ter um bom planejamento financeiro.

Juntar dinheiro é a melhor forma de tirar o sonho da casa própria do papel. Existem algumas formas de economizar, mas para isso é preciso realizar mudanças de comportamento e no hábito de consumo.

Além de economizar, outros meios que podem acelerar a compra do seu imóvel são: investir seu dinheiro, encontrar uma renda complementar e até mesmo acabar com as dívidas. Para conhecer os melhores métodos de poupar e acelerar o sonho de ter sua própria moradia, seja ela nova, mais antiga ou na planta, continue conosco.

Faça uma poupança

A poupança é um dos investimentos de mais tradição no mercado, sendo uma opção acessível para todos, independente do valor de sua renda. É uma ótima forma para começar a economizar dinheiro.

Apesar de a sua rentabilidade não ser o seu maior atrativo, é a melhor maneira para quem está iniciando o hábito de poupar, devido sua praticidade. Alguns bancos possuem simuladores de poupança disponíveis; utilize esse benefício a seu favor e calcule o rendimento com correção, além das aplicações mensais.

Acabe com as dívidas

Uma forma de conseguir poupar dinheiro de maneira eficaz é quitando suas dívidas. Faça um levantamento de seus débitos e inicie uma negociação. Você deverá separar um valor mensal dos seus ganhos para pagar seus dividendos e só assim, após tudo quitado, poderá destinar uma parte do seu salário para sua economia.

Seguindo esse pensamento, procure evitar gastos que serão pagos em muitas parcelas. Evite cartões de crédito e os pagamentos parcelados, para fugir dos juros. Faça sempre compras à vista e em dinheiro, assim você consegue controlar melhor seus gastos e evitar novas dívidas.

Tenha a economia como prioridade

Mais importante do que planejar as formas de economizar, é colocá-las em prática. Para criar o hábito de juntar dinheiro, é preciso ter a economia como prioridade na sua vida. Crie uma planilha de gastos para controlar todas as saídas e se atentar às despesas que foram desnecessárias (e que podem ser evitadas no próximo mês). Aproveite algumas facilidades, como os aplicativos on-line, para gerenciar suas finanças e economizar com facilidade.

Aqui estão algumas práticas que podem ser executadas no dia a dia para economizar: faça suas refeições em casa (leve comida para o trabalho, em vez de almoçar fora), evite compras por impulso, peça descontos nas compras que realizar, pague sempre à vista, evite serviços terceirizados para manutenção da casa (faça você mesmo os reparos) e escolha programas de lazer que sejam gratuitos.

Você também pode poupar pondo em prática outras ações simples, que podem ajudá-lo a economizar dinheiro no seu dia a dia, sem muito esforço, como:

  • economizando energia;

  • pesquisando muito antes de comprar algo;

  • diminuindo os números de saídas noturnas (e quando fizer, estabeleça um valor para gastar);

  • escolhendo um plano de internet e telefone mais barato;

  • pagando as contas em dia (o que evita juros e multas);

  • fazendo listas antes de ir ao mercado;

  • evitando gastos desnecessários.

Junte dinheiro gastando menos do que ganha

Uma maneira efetiva de economizar dinheiro é guardar todo mês, no mínimo, 10% de sua renda. Assim, você consegue poupar antes mesmo de gastar esse dinheiro. Outra dica é colocar na sua planilha o valor total dos seus ganhos mensais e o valor das suas despesas.

Só assim você conseguirá cortar os gastos supérfluos, pagar todas as suas contas e juntar dinheiro. Talvez esse seja o momento para mudar seu estilo de vida e priorizar sua meta de ter uma casa própria. Centralize suas despesas no que for necessário e diminua os luxos nesse período. Quando você estiver dentro do seu próprio imóvel, tudo terá valido a pena.

Aplique em formas de investimento

Além da poupança, existem outros tipos de investimento, e muitos deles podem ter melhor rendimento. Os Títulos Públicos do Tesouro Nacional, que são oferecidos ao público pelo programa de Tesouro Direto, têm valor inicial de apenas R$ 30,00 e são uma ótima alternativa de investimento.

Para os que procuram uma variação com rentabilidade positiva diária, o Tesouro Selic é a melhor alternativa por render mais que a inflação e a poupança.

Outra forma interessante de investir seu dinheiro é por meio da compra de ações de empresas, na Bolsa de Valores. Esse tipo de aplicação tem renda variável e envolve riscos maiores, porém as oportunidades de lucro também são mais altas.

Uma dica: para comprar um Título Público, ações e outros tipos de investimento, procure uma corretora de valores.

Tenha uma fonte de renda extra

Para alcançar o equilíbrio financeiro e conseguir juntar dinheiro sem criar débitos, você precisa gastar menos ou ganhar mais. Criar uma fonte de renda extra vai acelerar o sonho da sua casa própria, portanto, escolha algo que seja rentável e fácil de ser realizado no seu tempo vago.

Realizar horas extras na empresa onde trabalha é uma forma de ter renda adicional, mas caso não seja possível, descubra outras maneiras de fazer isso. Vender produtos como perfumes, doces, cosméticos, acessórios, roupas (muitas vezes no seu ambiente de trabalho) é uma ótima iniciativa.

Se você tem conhecimentos específicos em determinado assunto, considere transmitir tais informações em formas de aulas. Se possui habilidades específicas como consertos, reparos e capacidade em outras atividades, venda-as também.

O desapego é outro grande aliado para ganhar aquele dinheirinho extra. Separe roupas, sapatos e objetos que você não utiliza mais e coloque a venda. Você pode fazer isso em lojas físicas ou até mesmo pela internet.

Com as dicas acima, você percebeu que juntar dinheiro é mais fácil do que se imagina, não é mesmo? Quando esse hábito é colocado em prática, o resultado do seu esforço aparece rapidamente. Lembre-se que além de utilizar o seu dinheiro de maneira correta, é importante investir e aumentar sua renda! Assim, você consegue se educar financeiramente para realizar o sonho de conquistar seu patrimônio.

Agora que você já sabe como juntar dinheiro para comprar a casa própria, que tal compartilhar esse conhecimento com seus amigos nas redes sociais? Dessa forma, eles também aprendem a economizar e ficam mais perto de realizar seus sonhos!