Conquistar a casa própria é um dos maiores sonhos de todos os brasileiros. Mas, por falta de conhecimento sobre como investir em imóveis, muitas pessoas acabam escolhendo pagar aluguel.

No entanto, é preciso lembrar que todo o dinheiro gasto com aluguel não volta mais. Ter seu próprio imóvel representa a segurança de um patrimônio, estabilidade, realização pessoal, economia e valorização a longo prazo.

A falta de organização financeira é, muitas vezes, o principal motivo que impede uma pessoa de adquirir sua moradia. Entretanto, um orçamento organizado e pequenas mudanças podem ajudar você a sair do aluguel e a atingir a estabilidade, segurança e liberdade que somente a casa própria é capaz de proporcionar.

Quer conhecer 7 vantagens de dar adeus ao aluguel e ter seu próprio bem imobiliário? Continue a leitura!

1. Sair do aluguel melhora sua vida financeira

Devido ao reajuste anual, o preço do aluguel aumenta a cada ano. Pagar por este valor pode solucionar seu problema momentâneo, porém não é acréscimo nenhum para sua vida financeira. O dinheiro gasto resolve o problema mensal, ao contrário de um investimento para adquirir a casa própria.

Seja economizando para a compra à vista ou pagando um financiamento, esse valor é aplicado em seu próprio benefício, pois você e sua família vão poder usufruir dele futuramente. Trocar uma despesa por um investimento é a melhor forma de economizar e aplicar seu dinheiro.

2. Adquirir uma propriedade pode ser fácil

Imóveis são patrimônios seguros e de grande valor que, a princípio, exigem algum esforço para serem adquiridos. No entanto, também existem maneiras de facilitar a compra desse bem sem que você precise se sacrificar.

Medidas como o parcelamento do valor do imóvel, o consórcio imobiliário ou algum investimento que ajude a acumular o valor necessário para a realização da compra à vista são alguns dos exemplos.

O financiamento também é um meio de pagamento muito comum, devido à facilidade em parcelar o valor total da compra (ou parte dele) em meses ou até anos. O trabalhador contribuinte do FGTS pode, ainda, utilizar seu saldo para parcelar, quitar ou dar lances e obter uma carta de crédito.

3. Investir em imóveis gera segurança patrimonial

Adquirir um imóvel é uma maneira segura de investir dinheiro em um patrimônio. Por se tratar de um bem sólido, ele traz estabilidade financeira e patrimonial para o futuro de sua família ao contrário do aluguel, em que é necessário lidar diariamente com incertezas como correções de valores, despejos e outros empecilhos.

Outra vantagem é a possibilidade de valorização. Além da segurança, você tem a oportunidade de acompanhar o aumento do valor de sua propriedade. Para tanto, antes de adquiri-la, observe a infraestrutura do bairro e do próprio imóvel, assegurando-se de fechar negócio com uma empresa confiável. Esses fatores podem auxiliar na valorização de seu investimento. 

4. Seu imóvel pode ser uma futura fonte de renda

Com a valorização de um bem adquirido, você pode usufruir de seu investimento no futuro. Por ser o imóvel um patrimônio durável e valorizado, há a possibilidade de vendê-lo para comprar um novo ou alugá-lo como uma fonte de renda extra.

Ao alugar sua propriedade, você consegue obter uma renda segura, já que, além de ter seu dinheiro guardado em um patrimônio físico, será possível contar com um faturamento mensal. Isso porque o valor arrecadado pelo aluguel fica disponível inteiramente para o proprietário.

Em muitos casos, a vida útil de uma moradia é maior do que a expectativa de vida de seu dono. Devido a isso, trata-se de uma excelente forma de investimento, que pode ser herdada por outra geração.

5. Você terá mais liberdade

Se você está acostumado a pagar aluguel, já sabe que é muito difícil deixar sua casa aconchegante, confortável e da forma como realmente gostaria. Quando o imóvel é alugado, é preciso pedir autorização ao proprietário para realizar qualquer tipo de mudança, seja na estrutura da construção ou em pequenos detalhes.

Quando não vivemos em nossa própria casa (ou apartamento), um simples buraco na parede para pendurar um quadro pode se tornar uma dor de cabeça. Além disso, não é muito animador investir dinheiro e tempo em um imóvel que não é seu e que talvez você tenha que deixar em breve.

O mesmo acontece com a decoração do ambiente. Quando você é o proprietário, pode decorá-lo, reformá-lo, trocar mobílias, mudar as cores e tudo o que quiser para deixar o espaço com a cara de sua família, tornando-o um verdadeiro lar.

6. Haverá a sensação de realização pessoal

Uma grande vantagem a ser considerada no momento de adquirir a casa própria é a realização pessoal. Por melhores que sejam o imóvel alugado e a relação com o locador, aquela jamais será a sua verdadeira propriedade.

Saber que o espaço onde você e sua família residem é próprio traz uma satisfação nunca experimentada em um imóvel alugado. Ser o dono de seu lar gera as sensações de segurança, tranquilidade, acolhimento e grande realização além, é claro, do fim das preocupações com contratos e entraves burocráticos de um aluguel.

7. Será possível dar adeus às burocracias do aluguel

O desgaste ao fechar um contrato de locação é enorme. Inúmeras visitas a cartórios para reconhecimento de firma e certidões, parcelas adiantadas para poder entrar na propriedade, a necessidade de encontrar um fiador e muitos outros incômodos vão se repetir caso você precise mudar de moradia.

Ao pagar aluguel, o inquilino sempre sofre com grandes desvantagens. Exemplos disso são os problemas na estrutura do imóvel: o morador deve acionar o locador para que o conserto seja providenciado e, muitas vezes, mesmo não sendo o proprietário, precisa arcar com os gastos.

Imagine tal situação em sua própria casa? Certamente, você resolveria o problema de maneira mais rápida e eficiente.

Investir em imóveis e sair do aluguel não significa somente a realização do sonho da casa própria. Trata-se de adquirir um patrimônio que trará segurança, realização, independência e, ainda, uma futura fonte de renda.

Gostou deste artigo? Tem interesse em conquistar seu próprio imóvel? Então, curta nossa página no Facebook para acompanhar conteúdos exclusivos e ficar sempre por dentro das novidades.