Com a falta de espaço nas cidades, a maioria das construtoras está investindo pesado em imóveis menores, com acabamentos mais modernos e cômodos integrados. E, por esse motivo, é importante otimizar espaço para deixar ainda mais aconchegante cada ambiente da casa.

O grande segredo para conseguir deixar o seu cantinho com um estilo próprio é planejar cada coisa antes de sair comprando tudo. Para criar um ambiente versátil e prático, é preciso pensar na estrutura que você vai precisar.

É possível viver bem e com muito aconchego em um local pequeno, basta ter atenção aos detalhes e criar um ambiente intimista.

Se você está buscando algumas dicas para valorizar os espaços da sua casa, chegou ao post certo! Para ajudá-lo a dar um estilo único à sua decoração, fazendo as escolhas certas de acordo com as suas características pessoais, separamos 10 dicas infalíveis para otimizar espaço em imóveis pequenos.

Preparado para ter uma nova visão do seu lar? Então, vamos lá!

1. Opte por móveis pequenos

Essa dica é a mais importante: não queira, por exemplo, colocar uma mesa com oito lugares em um apartamento pequeno. Além de não ficar bom, vai perder completamente o encanto da sua casa, pois tudo parecerá desproporcional.

Considere móveis com proporções menores, que tragam mais encanto e leveza para cada cômodo. Deixe as visitas de lado e pense nos moradores da casa, e decore de acordo com as suas necessidades.

2. Abuse dos espelhos

O espelho cria um efeito muito interessante em espaços pequenos, oferecendo uma amplitude. Ao mesmo tempo, não é preciso morar em uma casa cheia de espelhos para se sentir em um local maior. Por isso, seja estratégico e pense de acordo com a sua decoração ao inserir esse item no ambiente.

A sala e o corredor são os locais mais comuns de instalar o espelho. A dica é pensar em locais nos quais você fica menos tempo, para não tornar o ambiente cansativo pelo reflexo da imagem.

3. Prefira os móveis versáteis

Sabe aquela ideia de cômodo multiuso, em que a sala vira quarto, o quarto vira escritório, e parece que você tem vários ambientes em um só? Isso é perfeito para espaços menores!

Na hora de projetar os seus móveis, pense na versatilidade: uma mesa de centro que também pode virar uma mesa de jantar, um sofá que vira uma cama aconchegante — tudo isso poderá otimizar espaço na sua casa.

4. Cuide das barreiras visuais

Espaços pequenos merecem uma excelente vista e o enaltecer da amplitude. Por isso, não crie barreiras visuais para dividir os ambientes, ou você poderá se sentir preso nos cômodos da sua casa e ela perderá o encanto.

Sabe aquela casa dos sonhos, ampla, visível e aconchegante? Um imóvel pequeno tem tudo para preencher esses requisitos. Portanto, opte por móveis mais baixos!

5. Verticalize os móveis

Se você não tem uma metragem tão grande na horizontal, ela pode se duplicar se você pensar nela na vertical. Esse é um bom exercício de matemática e criatividade: se o imóvel tem um pé direito mais alto, um mezanino vai bem!

A cama pode ficar mais alta, a sala pode ficar debaixo dela e você ganhará um grande espaço no chão. Tudo vai depender da sua criatividade e do estilo que quer imprimir na sua decoração.

Mas não se esqueça de que os móveis planejados são a melhor opção para casas pequenas. Afinal, armários que ocupam toda a parede são perfeitos para armazenar as suas roupas!

6. Aproveite todos os cantos

Em um espaço pequeno, o grande macete da decoração é aproveitar cada cantinho. Até mesmo a escada ou uma divisa estrutural podem ser locais adequados para a colocação de uma decoração.

O fator aqui é criatividade. As paredes, por exemplo, servem para pendurar quadros ou funcionar como um cabideiro. Debaixo das escadas, você pode fazer um minibar, seu escritório ou sua biblioteca. Escolha seu estilo e mãos à obra!

7. Utilize cores neutras

Ao pegar as chaves do seu novo apartamento, ainda sem os móveis dentro, o primeiro passo é a pintura. Pense nas cores que mais agradam a você, mas leve em consideração que as neutras — e, principalmente, as claras — deixam o ambiente com a sensação de amplitude e iluminação.

Você pode deixar as paredes com um padrão de neutralidade e abusar nas cores dos tapetes, almofadas e objetos decorativos. Use tons claros para ajudar na iluminação.

8. Crie espaços nada convencionais

Para quem gosta de contornos mais criativos, essa é uma excelente forma de exercitar a arte. Crie armários embutidos e instale-os na parede, abaixo das camas e em possíveis cantos e quinas que façam parte da estrutura do imóvel.

Todo pequeno espaço pode se tornar um local de armazenamento. Afinal, onde guardar cobertores e edredons quando estamos no verão? Um cantinho para esconder a bagunça nunca é demais nessas horas.

9. Adote o padrão de portas deslizantes

Essa dica parece tão óbvia, que nem todos se lembram dela na hora da decoração. A abertura de portas ocupa ao menos 90 graus de um ambiente — na prática, algo próximo de 90 centímetros do espaço que você está criando.

Para não precisar se preocupar com essa abertura, adote as portas de correr, que ocupam menos espaço e valorizam o ambiente. Opte por opções transparentes, pois trazem um charme extra na divisão de ambientes.

10. Aposte na decoração

Nem sempre é preciso de tijolos e ferramentas para construir um ambiente aconchegante, moderno e único. Afinal, uma casa, mesmo que pequena, terá um ar completamente diferente se ganhar uma decoração ímpar.

Os detalhes vão fazer toda a diferença no conforto e aconchego do seu lar. Por isso, use o contraste de cores nos ambientes e, onde for neutro, use cores vivas. Afinal, quem não gosta de uma casa cheia de alegria e harmonia?

Para ganhar mais espaço em imóveis pequenos, a grande dica é planejar cada cantinho. Pense com ousadia de detalhes e não com grandes estruturas, entenda o que você espera da sua casa e capriche no acabamento.

A decoração é uma arte e poderíamos chamá-la de o toque final para um apartamento pequeno. Com certeza você conseguirá um ambiente intimista e aconchegante se ele for inspirado em você.

Gostou deste post sobre como otimizar espaço em um imóvel pequeno? Então, siga-nos no Facebook para receber nossas novidades diretamente em seu feed de notícias!