Muitos brasileiros estão buscando comprar o primeiro imóvel para deixar o aluguel e alcançar a independência. Na lista dos tipos de empreendimentos mais procurados, está o apartamento com área de lazer, para atender as necessidades de toda a família. 

A falta de tempo, dinheiro mais escasso e a mobilidade urbana são os fatores que mais contribuem para o aumento da demanda por esse perfil de imóvel. Pois, colocando todos os gastos na ponta do lápis, no final do mês, pode ser mais barato pagar um condomínio mais alto pela infraestrutura do que se deslocar até um clube ou academia diariamente para fazer exercícios ou, então, levar as crianças para brincar.

Uma área de lazer é formada por um conjunto de espaços destinados à recreação. São todos os espaços comuns aos moradores que tenham essa finalidade, como as quadras poliesportivas, salão de festas, academia, salão de jogos e piscina, entre outros.

Os investidores estão buscando imóveis que tenham esses espaços, mesmo que o preço seja um pouco mais alto tanto na aquisição quanto nas taxas mensais de manutenção, pois, o investimento se justifica para muitos compradores.

Essa sempre é uma dúvida do cliente na hora da compra: pagar mais pela infraestrutura ou reduzir os custos, adquirindo um imóvel com condomínio menor. Se você está indeciso e busca argumentos para a sua tomada de decisão, listamos 7 motivos que podem levá-lo a comprar um apartamento com área de lazer. Conheça as vantagens e diferenciais desse tipo de imóvel!

1. Opções de lazer para toda família

Com a rotina cada vez mais agitada das famílias brasileiras, a opção por imóveis com mais espaço de área comum e estrutura destinados ao lazer tem sido a mais procurada. Com tranquilidade, os pais podem deixar seus filhos circularem livremente pelo condomínio, pois estarão seguros devido ao monitoramento por câmeras e o acesso restrito.

As opções de lazer inseridas no mesmo espaço onde a família mora facilita na questão de deslocamento. Quando várias opções estão disponíveis, simplifica a rotina da diversão, atividade física e entretenimento de todos os membros da família.

2. Comodidade e conforto

Dentro dos condomínios fechados, também é possível observar uma crescente oferta de serviços assim como nos clubes e academia. Entre os próprios moradores, formam-se diversos grupos voltados para prática de natação, ginástica, escolinhas de futebol, entre outros.

O comércio de bens e serviços também tem crescido em grande escala dentro desses empreendimentos residenciais. Com um número cada vez maior de unidades nos condomínios, a diversificação de ofertas tem tornado esses locais um polo comercial para atender as demandas dos próprios moradores.

3. Segurança e tranquilidade

Como os tamanhos dos condomínios com mais opções de lazer está crescendo e as cidades estão com espaços cada vez menores, via de regra, esses empreendimentos não estão localizados nas regiões centrais. Por isso, um dos principais pilares para basear a venda desses imóveis é a segurança

Os condomínios estão investindo pesado em câmeras, sensores e equipamentos para garantir a tranquilidade e o sono dos moradores. Equipes de vigias, portaria 24 horas, rondas em horários e locais específicos são os diferenciais desse tipo de empreendimento. 

Para garantir que as coisas transcorram na maior tranquilidade, a equipe precisa estar bem preparada e atenta a todas as situações. Porém, devido ao número maior de unidades, os custos são diluídos na taxa mensal do condomínio.

4. Facilidade para venda e locação de apartamento com área de lazer

Para os investidores que pretendem comprar esse tipo de imóvel para fins comerciais, os lucros são certeiros. Como as benfeitorias e opções de lazer estão entre os quesitos mais procurados pelos moradores, não é difícil vender ou alugar esse imóvel.

É preciso estar atento ao mercado de locação para entender se financeiramente o negócio vale a pena, já que esses imóveis custam mais caro pela infraestrutura e segurança. O proprietário vai precisar alugar por um valor mais alto, mas que não pode estar fora do preço de mercado.

5. Relação entre taxas de condomínio e infraestrutura

Ao colocar no papel as vantagens desse tipo de imóvel, é possível perceber que as taxas mensais de condomínio não são tão caras quanto inicialmente podem parecer. Os custos operacionais são divididos entre todas as unidades do condomínio, que via de regra ultrapassam 700 apartamentos por empreendimento. Com isso, os preços são mais acessíveis do que pagar para utilizar um clube durante o mês.

A grande vantagem não está no preço pago na taxa de manutenção do condomínio, mas nos custos extras que podem ser eliminados. Ao comprar um imóvel onde várias opções de lazer estão disponíveis, é possível deixar de pagar aulas de natação, futebol, academia e, até mesmo, o clube dos finais de semana.

6. Qualidade de vida para os moradores

Esse é o fator mais interessante de um imóvel com área de lazer, já que existem atividades para todas as idades e todos os gostos. Aliando segurança, conforto e comodidade para os moradores, esse tem sido o quesito fundamental na hora de realizar a compra. Colocando tudo na ponta do lápis e levando em consideração o aumento do bem-estar da família, essa pode ser uma excelente opção de compra.

7. Valorização do imóvel

Esse pode ser o ponto-chave para ajudar na tomada de decisão! Os apartamentos que contam com área de lazer para toda a família tendem a ser valorizados com o passar dos anos. Dois são os motivos fundamentais desse acréscimo de valor: a falta de espaço para construção de novos empreendimentos com esse porte e a segurança que proporciona aos seus moradores.

Via de regra, os imóveis já tendem a sofrer uma valorização com o passar dos anos, mas aqueles empreendimentos que são dotados de mais opções de lazer e infraestrutura para os seus moradores sempre são acrescidos de valor pelo bem-estar que promovem.

Diante das inúmeras vantagens, as desvantagens parecem ser pequenas para não tornar essa a primeira opção de compra para quem está buscando um imóvel que se adeque à toda a família. A decisão deve levar em consideração as possibilidades financeiras e também os gostos pessoais de cada cliente, mas, sem dúvida, essa é uma excelente opção.

Gostou deste post sobre os 7 motivos para você comprar um apartamento com área de lazer? Então, que tal aproveitar a sua visita em nosso blog para ler outro texto interessante? Confira o conteúdo sobre como escolher um imóvel para família com crianças e se torne um expert no assunto!