Morar na zona sul de Porto Alegre é uma ótima opção para as pessoas que estão em busca de um novo lar na cidade. Para quem ainda não sabe, hoje, a região já é considerada uma das melhores para se morar na capital gaúcha.

Nesse contexto, destacamos que a zona sul de Porto Alegre é conhecida, principalmente, pela sua tranquilidade. Além de oferecer um contato mais próximo com a natureza, tem uma orla próxima ao lago Guaíba, que é ideal para quem gosta de desfrutar do ar mais puro da cidade e praticar esportes.

Para ficar mais claro, preparamos esse post especialmente para você entender melhor quais são as 8 vantagens de morar na zona sul de Porto Alegre. Confira abaixo quais são elas!

1. Tranquilidade

É muito comum que Porto Alegre, no geral, seja considerada uma cidade bem agitada, já que é a capital do Rio Grande do Sul, um dos principais estados brasileiros. O centro da cidade conta com um alto fluxo de pessoas, carros e estabelecimentos funcionando a todo vapor.

No entanto, é possível encontrar regiões que ofereçam mais tranquilidade e a zona sul é uma delas. Afinal, se trata de uma região localizada perto da área rural, marcando o fim da linha da parte urbana da cidade.

Por isso, é um lugar mais tranquilo, com menor emissão de ruídos e de circulação de veículos e pessoas. Nos fins de semana isso se intensifica e a paz praticamente reina por lá!

2. Opções de lazer ao ar livre

Outro ponto forte da região está nas opções de lazer oferecidas, principalmente aquelas que podem ser realizadas ao ar livre. Essa área permite a prática de atividades físicas e esportes em um clima agradável, bem como a distração com os amigos e a família nos parques, praças e até nas praias que ficam à beira do Guaíba.

Falando no Guaíba, o lugar é o ponto perfeito para tomar um chimarrão e ver o pôr do sol. Além disso, há diversos parques que favorecem e convidam as pessoas a curtirem a natureza, o que proporciona melhor qualidade de vida para quem mora ao seu redor.

3. Diversidade de comércios

Não poderíamos deixar de falar que a região sul de Porto Alegre também conta com uma boa diversidade de comércios. Aliás, não é porque os seus bairros estão mais afastados do centro e mais próximos da natureza que não é oferecida uma boa variedade de conveniência para os seus moradores.

Para se ter uma ideia, a região conta com uma grande diversidade de lojas, shoppings, centros comerciais, supermercados e outras opções de comércio que não deixam nada a desejar para a região central da cidade.

Aqui, destacamos o Barra Shopping Sul, que é considerado o principal local para fazer compras. Ou seja, para quem morar ali, não será preciso ir muito longe de casa para fazer compras durante a semana.

4. Possibilidade de morar em condomínios fechados

Para quem prefere morar em condomínios fechados, a zona sul é uma ótima opção para pesquisar imóveis, já que conta com uma grande variedade desse tipo ao longo dos seus bairros. A região atende todos os gostos, tanto para quem prefere morar em casa ou em apartamento.

Então, podemos dizer que há uma diversidade imobiliária suficiente para atender a essa demanda. Destacamos também que os condomínios fechados favorecem muito para que a vida dos moradores seja ainda mais tranquila e segura.

5. Variedade de hospitais

Quando o assunto é saúde, a região sul de Porto Alegre também é referência, contando com diversos hospitais que atendem convênios, SUS e consultas particulares. Ou seja, há uma vasta rede de atendimento médico na região.

Para se ter uma ideia, há 3 hospitais muito bem estruturados que podem atender pacientes a qualquer hora: o Hospital da Restinga, Divina Providência e o Mãe de Deus. Caso ocorra alguma emergência, não será preciso ter que se deslocar ao centro para ser atendido, trazendo mais tranquilidade nessas situações para os seus moradores.

6. Diversidade de escolas e faculdades

Para quem estuda ou tem membros na família que precisam ir à escola ou faculdade, a região sul também é um excelente lugar. Essa área conta com diversas opções de escolas públicas, particulares e faculdades que são instituições de referência no ensino superior.

Isso quer dizer que há opções suficientes tanto para crianças quanto para os jovens e adultos. Destacamos a presença da faculdade Anhanguera e as escolas Leonardo da Vinci, João Paulo I, Pastor Dhoms e São Francisco.

Saiba que ter essas opções também é uma facilidade, já que não é preciso se deslocar para outras regiões para atender às necessidades educacionais da sua família.

7. Proximidade da casa com o trabalho

Destacamos ainda, que a zona sul conta com uma grande concentração de estabelecimentos comerciais, empresas e negócios, tendo uma base sólida de comércios e pequenos escritórios, gerando diversas vagas de emprego.

Sem dúvida alguma, a proximidade da casa com o trabalho melhora a qualidade de vida das pessoas. Isso ocorre porque permite a economia do tempo com deslocamento, seja enfrentando o trânsito dentro do seu carro ou no transporte público.

8. Opções gastronômicas

Por fim, não poderíamos deixar de citar o fato de que a região tem uma grande variedade de opções gastronômicas. Tem para todos os gostos e paladares, seja dentro dos shoppings ou em estabelecimentos próprios.

Vale lembrar que o ponto forte da região são as churrascarias e lancherias, assim como prevalece na tradição gaúcha e, praticamente, em toda a cidade de Porto Alegre. Mas, claro, os bairros também contam com a presença de pizzarias, sorveterias, confeitarias e outros tipos de estabelecimentos da mais alta gastronomia.

E então, gostou de conhecer melhor quais são as vantagens de morar na zona sul de Porto Alegre? Então, estude um pouco mais sobre a região e entenda quais são os requisitos para morar lá, bem como as suas necessidades do dia a dia.

Queremos muito ajudar você nessa missão! Por isso, entre em contato conosco e fale com um dos especialistas em imóveis da NexGroup.