Quando vamos escolher um lugar para morar, conseguir algo com um bom espaço é uma das prioridades. Tal critério muitas vezes está diretamente relacionado a encontrar uma casa com área de lazer e atrativos. Saiba que é possível aliar tudo isso e ainda obter mais segurança ao escolher residir em um apartamento com cobertura.

Hoje, esse é um dos ambientes mais procurados na hora de alugar ou adquirir um imóvel. Isso porque, em um apartamento com cobertura, tem-se o espaço de uma casa com a segurança de um prédio. As coberturas agradam tanto famílias grandes, com necessidade de mais área para os filhos e eventuais visitas, quanto aquelas que estão preocupadas com ótima ventilação e iluminação e um ambiente legal para receber amigos no fim de semana.

Neste post, mostraremos as vantagens de se morar em um apartamento com cobertura, abordando fatores como distância dos espaços de convívio, vista privilegiada, valorização, tranquilidade, ventilação, iluminação, entre outros. Se você está interessado no tema e quer se informar antes de tomar alguma decisão, siga conosco!

Segurança

Hoje, segurança é um ponto chave na hora de escolher um imóvel. Um apartamento pode contar com porteiro 24 horas, além de vizinhos que podem ser acionados em caso de emergências. Com isso, indiscutivelmente a segurança é maior, pois existem pessoas no mesmo ambiente que podem ser procuradas em caso de necessidade, além de equipamentos de segurança avançados com instalação de custo relativamente mais baixo, já que a despesa será dividida por todo o condomínio.

Além disso, ao sair de viagem, por exemplo, quem vive em uma cobertura não terá tantas preocupações, sendo apenas necessário lembrar de trancar bem as portas, já que a segurança é reforçada com tudo o que um edifício já oferece. 

Espaço e conforto

Existem diferentes tipos de coberturas. A linear, por exemplo, une área coberta e livre em um mesmo andar. As duplex, que são mais facilmente encontradas, têm dois andares, sendo que o primeiro é dedicado aos quartos, à sala e à cozinha e, o segundo, a tudo o que compõe área de lazer. No caso de um triplex, os cômodos fechados e os espaços próprios para o lazer são divididos em todos os três andares.

Há ainda os chamados “top house”, que estão fazendo sucesso hoje em dia. Eles são como um duplex, mas funcionam em uma lógica inversa. Neles, lazer e áreas sociais estão localizados no primeiro pavimento, com salas e cozinha, enquanto, no segundo nível, encontram-se quartos e outros espaços íntimos. 

As distintas formatações são um diferencial das coberturas e conseguem garantir conforto a seus moradores. Elas podem ser adaptadas conforme gosto e preferências, destacando a existência das chamadas áreas mistas, com locais abertos que podem incluir piscina, churrasqueira e jardins privativos, bem como áreas cobertas, que abrigam os demais cômodos.

Quem gosta de natureza pode valorizar os ambientes externos da cobertura com um jardim. Paisagismo é permitido e é possível melhorar ainda mais a ambientação do lar cultivando flores e plantas. Além do mais, a ventilação estará sempre garantida, assim como momentos de sol e claridade. Isso é um ponto a ser levado em consideração por quem vive em grandes centros urbanos e contam com pouca possibilidade de acesso à natureza e ao meio ambiente.

Vista privilegiada

Já imaginou ter um espaço de lazer privativo que inclua uma vista de tirar o fôlego? Nesse caso, uma cobertura pode oferecer um horizonte só seu para apreciar em um momento de relaxamento, principalmente depois de um dia cansativo de trabalho. Ou seja, a cobertura garante um ambiente todo especial para curtir com a família, com os amigos e até mesmo sozinho.

Sem dúvidas, estar no topo do prédio assegura à cobertura a melhor vista! Nos dias de céu limpo, observar o pôr do sol pode ser a melhor solução para tirar os problemas da cabeça de qualquer pessoa.

Privacidade

Uma das principais vantagens de um apartamento na coberta é a privacidade. Justamente por estar localizado no último andar do prédio, esse tipo de imóvel permite que você fique livre de eventuais barulhos causados por vizinhos e até de possíveis ruídos típicos da rua, como trânsito, buzinas de carros, pessoas falando alto ou alguma música.

Até mesmo em caso de festas no edifício, em um salão comum ou no pilotis, os ruídos dificilmente vão chegar até seu apartamento!

Outro ponto a ser considerado no quesito privacidade é que quando a cobertura é estruturada com locais de lazer próprios, como churrasqueira e piscina, você tem sua individualidade assegurada também em suas comemorações, diminuindo possíveis incômodos com vizinhos e tendo em seu momento de lazer apenas as pessoas que você convidou.

Preço e valorização

Ao escolher um apartamento com cobertura provavelmente o valor na hora da compra será maior do que o de um imóvel em outros andares. No entanto, essa diferenciação, que gira em torno de 30%, só acontecerá no momento da aquisição. Isso porque a chamada fração ideal garante ao morador do topo do edifício que pague despesas semelhantes aos moradores dos demais andares.

Caso decida vendê-la, no entanto, a cobertura costuma ser mais valorizada que outros andares. Por isso, ela representa um excelente investimento, pois gera uma enorme valorização na hora da venda. Tal alta acontece justamente devido às vantagens presentes no imóvel que acabam agregando valor, como a vista privilegiada, a privacidade, a qualidade de vida, o espaço amplo, o conforto e os fatores que já mostramos neste artigo.

Residir em um apartamento com cobertura é sim vantajoso. Hoje em dia, morar bem é uma prioridade e isso inclui poder ter seu próprio espaço de lazer, conforto para receber amigos e familiares, boa iluminação e ventilação, além de segurança, benefícios que uma cobertura pode oferecer. Por isso, é um investimento que vale a pena se colocado na ponta do lápis. 

Agora que você já conheceu as vantagens de morar em um apartamento com cobertura, continue com a gente e saiba ainda mais sobre imóveis! Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro do mercado imobiliário e dos melhores empreendimentos.