Para quem está procurando um imóvel, uma das maiores dúvidas na hora de fechar negócio é: o que vale mais a pena, apartamento novo ou usado?

O primeiro passo para essa tomada de decisão é listar as suas necessidades e da sua família, se for o caso. Você procura imóveis mais espaçosos? Design moderno? Comodidades?

Para te ajudar nessa busca, separamos algumas informações importantes sobre essas duas opções de compra, os apartamentos novos e os usados. O ideal é atentar-se aos detalhes e listar as suas preferências para entender qual é o melhor imóvel para você. Vamos lá?

Quais as vantagens de um apartamento novo?

Valorização do imóvel tanto na revenda quanto na locação

Um dos quesitos mais avaliados pelos futuros compradores é o valor da revenda do imóvel. Os apartamentos novos são mais caros, mas podem trazer mais lucros, principalmente para aqueles que estão investindo.

Para quem pensa em tornar o imóvel uma fonte de renda extra, por meio da locação, os apartamentos novos têm os valores de aluguel mais altos, justamente pela comodidade e pelo conforto que oferecem para os locatários. Imóveis novos costumam dar menos problemas de manutenção.

Ampla área de lazer e comodidades

Os novos imóveis são projetados para trazer mais conforto e comodidade para os seus moradores. Por isso, quem procura um lugar para morar com salão de festas, piscina, academia e área para eventos está em busca de imóveis recém construídos, que atendem a esse novo padrão de consumo da sociedade.

Se para a sua família as alternativas de entretenimento são fundamentais para a sua escolha, esse é um quesito chave na sua tomada de decisão, já que imóveis mais antigos podem não dispor das mesmas comodidades a preços mais acessíveis.

Redução de custos com manutenção

Apartamentos novos tendem a dar menos problemas e, caso isso aconteça, alguns problemas estruturais, elétricos e/ou hidráulicos estão assegurados pela construtora responsável pela obra.

No quesito gastos, os imóveis novos demandam um excelente trabalho de decoração para atender às necessidades do proprietário, uma vez que costumam ser mais compactos.

Mais segurança

Esse é um quesito importante na hora da escolha de um local para morar. Os novos apartamentos fazem parte de condomínios que atendem aos altos padrões de segurança, para diminuir os riscos para os seus condôminos.

Os investimentos nessa área são altos, justamente para valorizar os imóveis que fazem parte desses complexos residenciais que estão se espalhando rapidamente pelas cidades brasileiras. Por outro lado, isso pode tornar o valor do condomínio mais caro.

Ambientes mais funcionais

Como os imóveis novos que estão sendo construídos são mais compactos, os ambientes são projetados para atender às necessidades dos moradores.

Nesse quesito, apesar de o tamanho dos cômodos terem diminuído em relação aos imóveis mais antigos, os espaços são funcionais e prontos para receber a mobília sob medida que tornará o espaço bastante agradável.

Quais as vantagens do apartamento usado?

Relação custo x benefício

Essa talvez seja uma das maiores vantagens de um imóvel usado, o seu preço mais acessível. Via de regra, os apartamentos são maiores, mas esse espaço não se reflete no valor, principalmente se relacionado ao tempo de construção da edificação.

Muitas vezes, essa também é uma saída para quem está buscando uma opção que seja a chamada “pronta entrega”, já que os imóveis podem ser ocupados rapidamente após fechar o negócio.

Maior espaço físico

Os imóveis antigos têm maior espaço físico e cômodos maiores, o que é uma excelente vantagem para o comprador que está buscando um apartamento com uma área construída mais ampla.

Salas e quartos têm disposições mais assimétricas e variam a metragem de acordo com a época em que foram construídas, então, a regra nessa negociação é ter maior espaço interno.

Localização beneficiada

Os bairros mais tradicionais e os residenciais já estão sendo construídos ao longo das últimas décadas. Por isso, muitos imóveis novos são afastados das melhores regiões da cidade. Aí está uma grande vantagem para os imóveis usados: a localização é beneficiada pelo tempo.

Se você busca por um apartamento na região central ou em localizações tradicionais, a melhor opção pode ser o imóvel usado, pois, nesse caso, um imóvel novo pode ter um valor muito superior se for levada em consideração a demanda em áreas centrais.

Economia na decoração

Para quem está buscando um imóvel para uma mudança rápida, o usado pode ser a melhor opção. Normalmente esses imóveis já estão equipados com o acabamento básico como piso, iluminação, sistema de aquecimento, entre outros.

Alguns imóveis são negociados também parcial ou totalmente mobiliados, o que não causa uma alteração significativa nos valores e pode ser interessante para o novo proprietário.

A idade do imóvel

Esse é um quesito que gera as diferenciações de valores entre os imóveis usados. É possível comprar um apartamento construído nos últimos 20 anos, por exemplo, e usufruir de muitas modernidades que foram sendo adaptadas ao longo dessas décadas.

O preço de revenda desse imóvel também costuma ser interessante e pode ser um bom negócio para investidores que buscam locar ou fazer a venda a curto prazo do apartamento.

O que considerar ao decidir entre apartamento novo ou usado?

Diante das vantagens apontadas para as duas opções de compra, é hora de listar quais são os principais fatores para você na hora de escolher o seu imóvel.

É importante pensar na compra de um apartamento como um investimento para o futuro, de forma que você possa diminuir os possíveis gastos ao longo do tempo de utilização. Basta manter o imóvel em boas condições para revender no futuro, com a justa valorização no período.

Os benefícios da compra de um apartamento são pessoais e podem variar de acordo com o perfil do comprador e dos familiares. Por isso, para decidir qual a melhor opção, é importante considerar pontos como a localização, as comodidades e o espaço, fatores que são imprescindíveis para a sua qualidade de vida.

Gostou deste post sobre as diferenças entre apartamento novo ou usado? Então que tal aproveitar a visita em nosso blog para ler o artigo “Quais são as vantagens de comprar um imóvel pronto para morar?”. Esse texto pode ajudar a esclarecer mais dúvidas sobre o processo de compra!