Você conhece os melhores bairros de Porto Alegre? A capital do Rio Grande do Sul, foi eleita por uma pesquisa divulgada em 2017 como uma das 10 melhores cidades para se morar no Brasil. A cidade destaca-se pela qualidade de vida, segurança, cultura e lazer.

No entanto, para desfrutar de todo o potencial que ela pode oferecer, é fundamental ficar atento na hora de escolher em qual dos bairros você e sua família pretendem residir.

É preciso conhecer e analisar a melhor região para o perfil geral dos seus parentes, considerando preferências, estilo de vida e prioridades que variam de pessoa para pessoa.

Pensando nisso, para ajudá-lo a tomar uma decisão, apresentamos aqui os melhores bairros de Porto Alegre, destrinchando suas principais características e o que você precisa saber sobre a capital gaúcha. Continue lendo e confira qual é a região ideal para viver com sua família!

1. Centro Histórico

O Centro Histórico é considerado o coração de Porto Alegre — afinal, em 1732, foi ali que a cidade teve início. Sua paisagem modificou-se ao longo dos anos, dando lugar a prédios comerciais e residenciais que se misturam às ruas agitadas durante a semana. Portanto, o local é ideal para quem tem um estilo de vida badalado e valoriza a praticidade no dia a dia.

A localização favoreceu a urbanização e os monumentos históricos tornaram-se pontos de referência para o bairro. Aos finais de semana, o centro apresenta ruas tranquilas e com pouco movimento, além de boas opções de lazer e cultura. Com prédios elegantes, museus, parques, igrejas e centros culturais, a região ainda está localizada às margens do lago Guaíba — ideal para contemplar o pôr do sol —  permitindo desfrutar de todos os benefícios da região metropolitana.

O bairro conta com uma população de aproximadamente 40 mil habitantes, com um perfil que busca uma maior comodidade para as atividades diárias, como menores distâncias para o trabalho, serviços ou lazer.

Há diversas atrações culturais, como o Museu de Arte do RS, o Memorial do RS, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Centro Cultural Érico Veríssimo e o Santander Cultural.

Além disso, existem outros locais interessantes para o lazer, como o Parque Farroupilha, a Usina do Gasômetro, o Mercado Público, o Chalé da Praça XV, a Rua da Praia Shopping e a Feira do Livro de Porto Alegre.

2. Jardim Botânico

O Jardim botânico é uma ótima opção para quem prefere viver com mais tranquilidade. É afastado da Zona Central e muito disputado por moradores que preferem alto padrão de moradia. Com pouca agitação, mas sem abrir mão das facilidades e comodidades da vida urbana, essa região é uma ótima alternativa para quem procura sossego.

Considerado um bairro novo, seu crescimento ocorreu com a ampliação da Avenida Ipiranga. O Jardim Botânico dispõe de excelente infraestrutura e diversos serviços, além de fácil acesso aos pontos principais da cidade.

Encontra-se ali um dos mais completos centros comerciais da capital gaúcha, assim como renomadas instituições de ensino e saúde, como a PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica) e o Hospital São Lucas.

Também há a atração que dá nome ao bairro: o Jardim Botânico, um dos parques mais conhecidos de Porto Alegre, que ocupa uma grande parcela da região, com áreas verdes a perder de vista e inúmeros projetos ambientais.

Junto ao parque principal, existem as áreas verdes, que são grandes atrativos da região, compondo praças como a Frei Orlando, outro local para ficar próximo à natureza, com muitos banquinhos, árvores e quadras para esportes. Tudo isso em uma localização central, tornando a praça perfeita para os momentos de descanso, ou até mesmo para uma caminhada.

Conta com uma população tranquila de cerca de 13 mil habitantes, em boa parte composta por mulheres e idosos. Com moradores que priorizam o desejo de conviver em harmonia com a natureza e, ainda assim, poder desfrutar das vantagens de uma grande cidade.

Outro local preferido pelos moradores para lazer, quando a programação exige a comodidade de um shopping center, é o Villaggio Bourbon Ipiranga. Suas inúmeras lojas, salas de cinema e a praça de alimentação tornam o dia a dia na região ainda mais prazeroso. Lá, é possível encontrar supermercados, caixas eletrônicos, locais para comer e produtos de vários segmentos.

Nos arredores, há opções tradicionais, como CTG 35, que também é muito conhecido pelas comidas, músicas e danças regionais. Além disso, também há o excelente Teatro da AMRIGS como mais uma das vantagens dessa região.

Considerado um dos melhores lugares para viver na capital e com variados tipos de imóveis, o Jardim Botânico é um bairro residencial muito pacato e procurado por todas as suas qualidades. Distante do agito dos grandes centros comerciais, mas com muitas facilidades, ainda possibilita fácil acesso às regiões mais importantes da cidade, de maneira que permite rápido deslocamento para os centros de comércio, universidades e outros locais cotidianos.

3. Petrópolis

Também considerado um dentre as melhores e mais valorizadas regiões de Porto Alegre, o bairro de Petrópolis é perfeito para os que buscam tranquilidade, conforto, espaços verdes, praças e ruas arborizadas. A região é formada por casas e apartamentos amplos, sendo em sua maior parte residencial. A arquitetura antiga e o trânsito calmo remetem ao clima de uma cidade de interior.

Localizado na área central, conta com escolas, restaurantes, hospitais e igrejas. A região comercial fica concentrada na Avenida Protásio Alves. Morar nesse bairro é ter tranquilidade e facilidade para encontrar por perto os serviços de que você precisa no dia a dia.

É um dos bairros mais seguros da capital. Lá existem oito praças distribuídas pela região, com amplas áreas naturais e diversos clubes tradicionais, como o Petrópolis Tênis, o Atlético Colonial e Grêmio Náutico União, proporcionando ótimas alternativas de lazer aos moradores.

4. Bela Vista

Ideal para famílias com crianças, o bairro Bela Vista, assim como o Petrópolis, tem ruas arborizadas e áreas verdes.

Ali, você pode aproveitar também praças como a Carlos Simão Arnt, ou Praça da Encol, e a Gustavo Langsch, uma das preferidas de quem mora na região, por ser um espaço com playground completo para divertir a população infantil, com quadras e academias, além dos food trucks, que costumam oferecer eventos de gastronomia.

Outra ótima praça para aproveitar bons momentos ao ar livre ou as quadras é a praça André Forster.

Além disso, para encontrar uma maior variedade em um só lugar, há o Shopping Bela Vista, um ambiente seguro, com diversidade de produtos, serviços e opções para o paladar.

Também dispõe de creches e escolas, como o Colégio Anchieta, um dos institutos mais tradicionais da capital, contando, ainda, com uma vasta linha de transporte coletivo, o que facilita o deslocamento aos demais bairros.

Junto à área residencial, há diversas opções de lazer e serviços, como comércios, restaurantes, lojas, consultórios, academias, cafés, clubes e outras possibilidades perfeitas para agradar toda a família.

É um bairro com excelente infraestrutura, caracterizado por ruas elegantes e construções sofisticadas. A localização central permite o rápido acesso às demais regiões e, além disso, conta com o fato de ser uma das áreas mais seguras da capital.

5. Rio Branco

Localizado na região central e antigamente chamado de Colônia Africana — devido aos escravos recém-libertos que se estabeleceram na região —, Rio Branco é considerado um bairro nobre, além de um dos mais antigos e tradicionais da capital gaúcha.

Atualmente, as casas revitalizadas dividem espaço com construções modernas, comércios e serviços de fácil acesso. Como opções de lazer e cultura, destacam-se prédios como o Museu Histórico Bispo Isac Aço, com acervos que visam o entretenimento e educação ao bairro, o Palacete H. Theo Möller e os espaços arborizados, como a praça Sílvio Ughini e o Largo Ernesto Ordovás, além de ficar muito próximo ao parque Moinhos de Vento.

Também situam-se na região escolas e hospitais, oferecendo conforto e segurança para os moradores. A área comercial é bastante diversificada, abrigando bares, restaurantes e casas noturnas, além dos tradicionais clubes: o Caixeiros Viajantes e a Associação Atlética Riograndense.

Outro local que chama atenção pelos vitrais é a Igreja Nossa Senhora da Piedade. Lá, pode ser encontrado um vasto acervo de relíquias de épocas passadas.

6. Moinhos de Vento

O bairro Moinhos de Vento é mais uma região histórica de Porto Alegre. Iniciou-se com imigrantes portugueses, responsáveis pela instalação dos moinhos que dão nome ao bairro.

Um dos mais cobiçados da capital gaúcha na hora de comprar um imóvel, oferece infraestrutura e conforto com construções modernas entre os antigos casarões. Muito valorizado, é um bairro residencial que conta com a comodidade em serviços diários, como lojas, comércios, restaurantes e bares.

Os prédios de alto padrão são o grande destaque, trazendo apartamentos confortáveis e garantindo mais qualidade de vida. Contando com opções de lazer, como clubes, áreas verdes, parques e shoppings, é frequentemente listado entre os melhores bairros de Porto Alegre.

Apesar da agitação noturna, localizada especialmente nas ruas Fernando Gomes e Padre Chagas, conhecidas como calçadas da fama pela presença das mesinhas nas calçadas dos charmosos bares, restaurantes e cafés, a região conta com uma grande parcela de moradores idosos.

No bairro está localizado o parque Moinhos de Vento, um dos mais conhecidos da capital, também chamado de “Parcão”. Lá, é possível observar o moinho açoriano, encontrar áreas para andar de patins, brinquedos artesanais, biblioteca infantil, quadras esportivas e aparelhos para realizar exercícios físicos.

7. Vila Assunção

Localizada na Zona Sul, a Vila Assunção fica a cerca de 12 km do centro de Porto Alegre. É uma grande oportunidade para os que buscam uma região silenciosa com paisagens diferenciadas, belíssimas casas e condomínios de alto padrão.

O bairro apresenta uma boa variedade de praças, parques com áreas verdes e clubes. Por estar situado às margens do Lago Guaíba, desfrutas de todas as vantagens da zona sul e atrai praticantes de corrida, ciclismo e esportes aquáticos, como vela, wakeboard e kite surf.

Essa região é uma excelente alternativa para as famílias que valorizam o contato com a natureza, gostam de atividades esportivas e buscam imóveis confortáveis e espaçosos.

8. Menino Deus

É mais um dos bairros da capital onde é possível estar muito próximo da natureza e, ao mesmo tempo, dispor de diversas comodidades e fácil acesso às principais áreas da cidade.

Também considerado como um bairro nobre de Porto Alegre, o Menino Deus é um dos mais procurados. Está localizado no centro-sul da cidade, com uma população por volta de 30 mil habitantes, geralmente, de classe média alta.

A região é o lugar ideal para quem procura um apartamento com grande conforto, uma vez que a boa parte dos imóveis caracterizam-se por serem extremamente amplos e aconchegantes.

Além disso, o bairro conta com uma ótima variedade de serviços e lazer, com inúmeros estabelecimentos comerciais, escolas, centros esportivos, áreas naturais e praças, assim como o Parque Marinha do Brasil, o Shopping Praia de Belas, a orla do Lago Guaíba e a vida noturna da Cidade Baixa.

9. Boa Vista

É um dos bairros de Porto Alegre que conta com amplas residências e condomínios verticais de nível elevado. Boa parte das moradias disponíveis são novas e espaçosas — ideais para a família que procura mais conforto para o seu lar.

Sua infraestrutura é adequada e contemporânea, oferecendo diversas opções, inclusive, para crianças, além de boa disponibilidade de serviços, como comércios, bares, restaurantes, lojas e academias.

Outros destaques para o bairro são o Shopping Iguatemi e a presença de excelentes centros educacionais, como a universidade Unisinos Porto Alegre, os tradicionais colégios Monteiro Lobato e Província de São Pedro.

A região conta com várias praças, como a do Japão e a Macedônia, assim como diversos clubes, destacando-se o Porto Alegre Country Club, um dos mais conhecidos da capital. Contendo tudo que você precisa na hora de decidir por um imóvel.

10. Tristeza

Localizado na Zona Sul da cidade, o Tristeza é uma boa alternativa para quem deseja residir em um lugar com toda a infraestrutura e qualidade de um ótimo bairro e contar com as belas vistas do Lago Guaíba.

Ao longo dos últimos anos, a região tem se tornado uma referência comercial para toda a Zona Sul da capital. Mesmo não dispondo de centros de compras de grandes proporções, é possível encontrar inúmeros e bons estabelecimentos, como o Shopping Granville, o Paseo Zona Sul e o Jardins da Praça, além dos arredores da Praça Comendador Souza Gomes.

O entretenimento da região é garantido pelos vários espaços ao ar livre, repletos de praças e clubes, como o dos Jangadeiros e o Tristezense, assim como a Feira do Artesanato e de Orgânicos, que acontece na Avenida Otto Niemeyer, aos sábados.

Ao decidir pelo bairro que melhor atenda você e sua família, procure por uma empresa de confiança, como a NexGroup, para garantir segurança e tranquilidade no momento de escolher um imóvel para comprar.

A incorporadora NexGroup é uma empresa gaúcha responsável por excelentes empreendimentos imobiliários da Região Sul, muitos deles localizados nos melhores bairros de Porto Alegre, com valores acessíveis, custo-benefício equilibrado e excelentes opções de pagamento, além de ser a primeira a aceitar o seu imóvel na troca.

E então, agora já sabe quais são os melhores bairros de Porto Alegre? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude aqueles seus amigos que estão buscando essa informação!