Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi eleita por uma pesquisa divulgada em 2017 como uma das 10 melhores cidades para se morar no Brasil. A capital destaca-se pela qualidade de vida, segurança, cultura e lazer. No entanto, é fundamental ficar atento na hora de escolher em qual dos bairros de Porto Alegre você e sua família vão viver.

É preciso conhecer e analisar a melhor região para o perfil de vocês, considerando preferências, estilo de vida e prioridades que variam de pessoa para pessoa.

Para ajudá-lo a tomar uma decisão, apresentamos aqui os 7 melhores bairros de Porto Alegre. Antes de comprar um imóvel, continue a leitura e descubra qual é a região ideal para viver com sua família!

1. Centro Histórico

O Centro Histórico é considerado o coração de Porto Alegre — afinal, em 1732, foi ali que a cidade teve início. Sua paisagem modificou-se ao longo dos anos, dando lugar a prédios comerciais e residenciais que se misturam às ruas agitadas durante a semana. Portanto, o local é ideal para quem tem um estilo de vida badalado e valoriza a praticidade no dia a dia.

A localização favoreceu a urbanização e os monumentos históricos tornaram-se pontos de referência para o bairro. Aos finais de semana, o centro apresenta ruas tranquilas e com pouco movimento, além de boas opções de lazer e cultura. Com prédios elegantes, museus, parques, igrejas e centros culturais, o bairro ainda está localizado às margens do lago Guaíba, ideal para contemplar o pôr do sol.

2. Jardim Botânico

O Jardim botânico é uma ótima opção para quem prefere viver com mais tranquilidade. É afastado da zona central e muito disputado por moradores que preferem alto padrão de moradia. Com pouca agitação, mas sem abrir mão das facilidades e comodidades da vida urbana, essa região é uma ótima alternativa para quem procura sossego.

Considerado um bairro relativamente novo, seu crescimento ocorreu com a ampliação da Avenida Ipiranga. O Jardim Botânico dispõe de boa infraestrutura e diversos serviços, além de fácil acesso aos pontos principais da cidade.

Encontra-se ali um dos mais completos centros comerciais da capital, além de renomadas instituições como a PUCRS (Pontifícia Universidade Católica), o Hospital São Lucas e a atração que dá nome ao bairro: o Jardim Botânico. Junto ao parque principal, as áreas verdes são grandes atrativos da região, compondo praças como a Frei Orlando.

3. Petrópolis

Também considerado nobre, o bairro de Petrópolis é perfeito para os que buscam tranquilidade, conforto, espaços verdes, praças e ruas arborizadas. A região é formada por casas e apartamentos amplos, sendo em sua maior parte residencial.

Localizado na área central, conta com escolas, clubes, restaurantes, hospitais e igrejas. A área comercial fica concentrada na Avenida Protásio Alves. Morar nesse bairro é ter tranquilidade e facilidade para encontrar por perto os serviços de que você precisa no dia a dia.

4. Bela Vista

Com infraestrutura ideal para famílias com crianças, o bairro Bela Vista, assim como o Petrópolis, tem ruas arborizadas e áreas verdes. Ali, você pode aproveitar também praças como a Carlos Simão Arnt, ou Praça da Encol, um espaço com playground completo para divertir a população infantil.

Também dispõe de creches e escolas como o Colégio Anchieta, um dos institutos mais tradicionais da capital. Ainda conta com uma linha extensa de ônibus e lotações, facilitando o acesso a outros bairros.

Junto à área residencial, há diversas opções de lazer e serviços como comércios, restaurantes, lojas, consultórios, academias, cafés, clubes e outras possibilidades perfeitas para agradar toda a família.

5. Rio Branco

Localizada na região central e antigamente chamado de Colônia Africana — devido aos escravos recém-libertos que se estabeleceram na região —, Rio Branco é um dos bairros mais antigos e tradicionais da capital gaúcha.

Atualmente, as casas revitalizadas dividem espaço com construções modernas, comércios e serviços de fácil acesso. Como opções de lazer e cultura, destacam-se prédios como o Museu Histórico Bispo Isac Aço, o Palacete H. Theo Möller e espaços arborizados, como a praça Sílvio Ughini.

Também situam-se na região escolas e hospitais, oferecendo conforto e segurança para os moradores. A área comercial é bastante diversificada, abrigando lugares como bares, restaurantes e casas noturnas.

6. Moinhos de Vento

O bairro Moinhos de Vento é outro bairro histórico de Porto Alegre. Iniciou-se com imigrantes portugueses, responsáveis pela instalação dos moinhos de vento que dão nome ao bairro.

Um dos mais cobiçados da capital gaúcha, oferece infraestrutura e conforto com construções modernas entre os antigos casarões. Muito valorizado, é um bairro residencial que conta com a comodidade em serviços diários, como lojas, comércios, restaurantes e bares.

Os prédios de alto padrão são o grande destaque, trazendo apartamentos confortáveis e garantindo mais qualidade de vida. Como opções de lazer, estão clubes, áreas verdes, parques e shoppings. Apesar da agitação noturna localizada especialmente nas ruas Fernando Gomes e Padre Chagas, a região tem uma grande porcentagem de moradores idosos.

7. Vila Assunção

Localizada na zona sul, a Vila Assunção fica a cerca de 12 km do centro de Porto Alegre. É uma grande oportunidade para os que buscam uma região silenciosa com paisagens diferenciadas, belíssimas casas e condomínios de alto padrão.

O bairro apresenta praças, parques com áreas verdes e clubes. Por estar localizado às margens do Lago Guaíba, atrai praticantes de corrida, ciclismo e esportes aquáticos, como vela, wakeboard e kite surf. Essa região é a melhor opção para as famílias que valorizam o contato com a natureza, gostam de atividades esportivas e buscam imóveis confortáveis e espaçosos.

A incorporadora NexGroup é uma empresa gaúcha responsável pelos melhores empreendimentos imobiliários da região sul, muitos deles localizados em bairros de Porto Alegre. Com valores acessíveis, custo-benefício equilibrado e excelentes opções de pagamento, é a primeira a aceitar imóvel na troca.

Ao decidir pelo bairro que melhor atenda você e sua família, procure uma empresa de confiançacomo a NexGroup, para garantir segurança e tranquilidade no momento de escolher um imóvel para comprar.

Agora que você já sabe quais são os 7 melhores bairros para morar em Porto Alegre, entre em contato conosco e conheça nossas melhores opções de empreendimento na capital!