Para quem busca sair do aluguel e ter um imóvel para chamar de seu, é fundamental conhecer as vantagens e desvantagens de se viver em casa ou apartamento. Conhecendo esses fatores, é possível fazer a melhor escolha para sua vida e de sua família.

Antes de tomar a decisão, é preciso conhecer seu perfil enquanto morador e entender qual é o imóvel ideal para você, que atenda melhor às suas expectativas, necessidades e estilo de vida.

Pensando nisso, reunimos algumas informações importantes que devem ser consideradas e avaliadas antes de fechar negócio. Para saber como escolher o melhor tipo de imóvel para você, continue conosco e confira!

Vantagens de morar em casa

Morar em casa oferece grandes vantagens para pessoas que zelam por espaço e privacidade. Os perfis mais indicados para esse tipo de moradia são famílias com filhos ou casais com planos de tê-los logo.

Casas oferecem conforto e segurança para crianças, além de lazer e diversão, como aquelas localizadas em condomínios.

Para famílias com bichos de estimação, esse imóvel é o ambiente mais viável. Muitas vezes, os animais não são aceitos em condomínios ou prédios, e a maioria deles não se sente confortável em espaços menores, podendo torná-los estressados e/ou deprimidos.

Já para as famílias constituídas por idosos, sejam eles aposentados ou não, a opção de morar em casa, de preferência térrea, é excelente. Espaço e conforto são fatores muito considerados na população idosa, assim como a acessibilidade.

Espaço

Uma das principais vantagens de residir em uma casa é o amplo espaço físico. Com cômodos espaçosos e vários ambientes, a casa tem outra grande característica muito procurada por pessoas que prezam o contato com a natureza e o ar livre: o quintal.

É possível cultivar jardins, hortas, aproveitar áreas de lazer e também espaços gourmets, tudo voltado para a diversão e bem-estar dos moradores. Em alguns casos, pode-se adquirir casas com área de lazer integrada, muito indicada para famílias com crianças.

Por oferecer maior espaço, a ausência de vizinhos muito próximos é outro ponto positivo ao morar em uma casa. Essa sensação de privacidade é uma grande vantagem muitas vezes impossível de se ter em apartamentos.

Liberdade

Na sua casa, qualquer tipo de mudança ou melhoria a ser realizada diz respeito somente a você. O senso de liberdade e independência é um fator muito considerado na escolha desse estilo de moradia.

Podem ser realizadas alterações como a construção de um novo quarto, uma piscina, aumentar a cozinha, e outras mudanças desde que a planta e o terreno permitam. Além disso, você faz suas regras, podendo ter animais de estimação e realizar festas e eventos sem a necessidade de reservar salões e salas de convenção, como é comum para pessoas que vivem em prédios.

O ruído de animais, rádios ou televisores muitas vezes se torna motivo de desentendimento entre vizinhos que habitam em edifícios. Até mesmo o barulho de sapatos no piso, cadeiras arrastando ou portas batendo é um incômodo para esses moradores, problema que não está presente na rotina daqueles que escolhem morar em casas.

Taxas de condomínio

Ao comprar uma casa construída em ruas, sua única obrigação será relacionada aos impostos públicos do imóvel. Assim, não será preciso comprometer-se com qualquer taxa mensal. Nesse caso, o único investimento a ser feito é no momento da compra do imóvel, diferente do apartamento. Já para casas em condomínios, além dos impostos do município, será necessário recolher taxas administrativas.  

Vantagens de morar em apartamento

A opção de morar em apartamentos agrada famílias modernas que buscam a praticidade de grandes centros, lugares em que encontrar casas é sempre mais difícil. Esse estilo de moradia agrada jovens solteiros em início de carreira pela sua praticidade na parte da limpeza e também na organização.

Apartamentos podem ser uma boa escolha para idosos, desde que no piso térreo ou em prédios com elevadores. Isso garante a eles segurança e acessibilidade.

Noivos ou casais recém-casados também têm o perfil para esse tipo de habitação. Com prioridades diferenciadas das de uma família já com crianças, muitas vezes os pombinhos planejam aproveitar os momentos a dois, receber amigos e viajar, tornando a funcionalidade de um apartamento ideal.

Conveniência

Pagar a taxa de condomínio muitas vezes parece não ser vantajoso. No entanto, isso gera muita facilidade no dia a dia de quem mora em prédios. Na maior parte do tempo, o condomínio recebe serviços de manutenção e outros terceirizados, como jardinagem, pintura, recapeamento, e outros dos quais o morador não precisa se preocupar, pois será realizado conforme solicitação da administração local.

Nem mesmo os gastos desses serviços devem ser uma preocupação, já que serão pagos com o valor arrecadado mensalmente pelo condomínio (com exceção de algumas atividades). Isso também se aplica a serviços utilizados no condomínio, como monitoramento, segurança, dedetização, entre outros.

Os moradores também têm a vantagem de reduzir despesas com apartamentos com área de lazer. Alguns desses condomínios contam com playgrounds, espaço kids, quadras, academias e piscinas. 

Quando falamos em apartamentos como moradia, o quesito segurança sempre é um grande diferencial. Atualmente a busca por imóveis com portaria monitorada e equipe de vigilância é constante. O controle de entrada e saída de pessoas no prédio tranquiliza os moradores. Por isso, morar em apartamento apresenta vantagem nessa área, em relação à casa.

Além da segurança apresentada pelos serviços de vigilância, ter vizinhos a poucos metros de distância pode ser muito útil em momentos de necessidade, principalmente quando se mora sozinho.

Localização

Com o aumento das cidades, a implantação de prédios em grandes centros tornou-se necessidade para abrigar mais moradores em espaços menores. Assim, muitas incorporadoras optaram por construir em locais privilegiados, onde é quase impossível encontrar uma casa, principalmente de valor acessível.

Em locais próximos a centros comerciais, os apartamentos são comuns, facilitando a vida de pessoas que buscam uma boa localização, seja para comprar ou alugar. Morar em regiões privilegiadas permite vantagens como fácil acesso a comércios, escolas, hospitais e outros centros, evitando os transtornos diários do trânsito.

Como você pôde ver, decidir entre casa ou apartamento não é uma tarefa fácil. No entanto, definindo seu perfil de morador e analisando as informações acima, você poderá tomar essa decisão corretamente, de maneira simples e descomplicada.

Gostou deste artigo? Está pronto para decidir que tipo de imóvel combina com você? Então, deixe um comentário e compartilhe conosco sua opinião!