Você passa o dia todo fora e, mesmo assim, parece que tudo está sempre fora do lugar. Será que os objetos e móveis têm vida própria? Nada disso! A verdade é que organizar a casa é mais fácil do que parece, basta manter uma rotina de tarefas e o hábito da manutenção!

Com um pouco de esforço inicial, você verá que os cômodos ficam sempre arrumados e estilosos com o simples cuidado de não deixar nada para depois e guardar tudo em seu devido lugar. Quer deixar seu lar aconchegante? Então, acompanhe o texto e descubra os segredos da organização!

Otimize os espaços com funcionalidade

O primeiro passo para ter uma casa sempre organizada e estilosa é otimizar os espaços. Para isso, leve em conta a funcionalidade na decoração e evite o entulhamento do espaço, isto é, tente não deixar muitos móveis desnecessários atrapalhando a circulação.

Além de dar uma sensação de que o cômodo está bagunçado, o excesso de objetos dificulta a manutenção de uma rotina de limpeza. Outras dicas para facilitar a organização no dia a dia são:

  • ter um cabideiro perto da porta de entrada, para evitar que casacos ou capas de chuva sejam jogados em qualquer lugar;
  • manter lixeiras em todos os cômodos, com exceção da sala de estar;
  • ter recipientes para guardar todos os tipos de itens, desde remédios, bijuterias e joias, até os brinquedos das crianças;
  • colocar objetos práticos, como o kit de primeiros socorros ou itens de higiene, em lugares estratégicos;
  • reservar espaços nos armários para cada categoria de utilidades, de forma a sempre achar o que procura com facilidade.

Uma dica muito importante é manter um tapete em frente à porta, para que os moradores e as visitas limpem os pés antes de entrar. Também vale deixar um par de chinelos na entrada para tirar os calçados usados fora de casa. Assim, você evita espalhar sujeira e micro-organismos no ambiente.

Use nichos e prateleiras

Aproveite o espaço das paredes para organizar melhor os ambientes. Para tanto, os nichos e as prateleiras são grandes aliados. Eles servem para que você possa guardar coisas que não utiliza com frequência ou mesmo para auxiliar na decoração da casa.

No caso dos livros, seja em prateleiras, seja em livreiros, o ideal é que fiquem organizados de acordo com algum padrão para que seja mais fácil encontrá-los quando precisar. Então, separe-os por tamanho, estilo, ordem alfabética etc. O mesmo vale para filmes e revistas.

Aposte em uma decoração com a sua cara

A decoração também faz parte da organização! Para que sua casa esteja sempre estilosa e, principalmente, para que você tenha mais vontade de mantê-la em ordem, é fundamental que todos os ambientes tenham a cara da sua família.

Na hora de escolher todos os objetos decorativos e móveis, opte sempre pelos que gostar genuinamente. Além disso, descubra os principais estilos de interiores para ter uma base antes de partir para as compras. Certamente, você só compra roupas que combinam com sua personalidade, não é? Pois então, parta do mesmo princípio com a sua casa!

Tenha somente o essencial

Como dissemos, o excesso de objetos é o inimigo número um da organização. Você não precisa se livrar de tudo o que não utiliza diária ou semanalmente, por exemplo, mas também não precisa fazer coleção de itens inúteis ou que não tenham nenhum valor pessoal.

Isso vale para artigos de cozinha, roupas, itens de higiene e perfumaria etc. Crie o hábito de vistoriar regularmente os cômodos para se livrar de tudo o que não tem alguma utilidade. Uma dica é, mensalmente, limpar todos os armários do banheiro, jogando fora produtos vencidos.

Crie uma rotina de organização e limpeza

Especialmente se você tem uma rotina atarefada, é quase uma questão de sobrevivência elaborar um cronograma de organização e limpeza e, é claro, segui-lo! Pode parecer que deixar de recolher objetos jogados por um dia é uma ação inofensiva, mas não subestime a capacidade de instalação do caos doméstico!

Além disso, é muito mais eficiente e menos desgastante fazer um pouco por vez, todos os dias, do que deixar para organizar a casa toda em um único fim de semana. Separe as tarefas entre sua família e você verá que é fácil manter sempre a ordem. Veja uma sugestão de programação:

  • diariamente: devolver objetos para seus lugares, arrumar as camas, varrer o chão, retirar o lixo e manter a cozinha limpa;
  • semanalmente: fazer listas de compras, arrumar os armários e guarda-roupas, tirar pó dos móveis e fazer uma faxina doméstica;
  • quinzenalmente: trocar mantas e tapetes, lavar todos os vidros e limpar espelhos decorativos;
  • mensalmente: jogar fora papéis, revistas e documentos desnecessários, fazer uma faxina completa da cozinha.

Não deixe nada para depois

Acredite, deixar uma única tarefa para realizar depois coloca em risco toda a sua rotina de organização! Observe como é fácil sair dos trilhos: ao ver a sua cama arrumada, você evitará bagunçá-la a qualquer custo. No entanto, se jogar uma peça de roupa em cima, será mais fácil jogar outra, e assim por diante.

Quando você menos esperar, não terá onde dormir pois todo o seu guarda-roupas estará em cima da cama. O mesmo vale para os panos no tanque e os pratos na pia da cozinha: adquira o hábito do “sujou, lavou!”, porque a cada louça deixada para trás, será mais fácil deixar a próxima.

Mantenha tudo no seu devido lugar

Você se lembra de quando recomendamos que cada item tenha um recipiente próprio para ser guardado, ou então que cada categoria de objetos da cozinha e da área de serviço tenha um espaço reservado no armário? Pois bem, cada coisa tem seu devido lugar!

Para manter sua casa sempre organizada, leve isso sempre em consideração e evite deixar qualquer item fora do seu lugar próprio. É mais fácil do que parece! Basta se acostumar a guardar tudo imediatamente depois de usar e, todos os dias, passar pela casa recolhendo o que ficou jogado.

Viu só como organizar a casa é menos trabalhoso do que parece? Com tudo limpo e no seu respectivo lugar, até a decoração fica muito mais bonita. Então, vale a pena passar por uma mudança de hábitos para adquirir o costume de manter a ordem e a limpeza em dia!

Agora que sua casa está totalmente organizada, que tal deixá-la ainda mais bonita? Antes de ir, veja nosso artigo sobre papéis de parede na decoração!