Para quem gosta de viajar e conhecer novos lugares, a região sul do país oferece várias alternativas. Não importa se você vai passear em família, casal ou somente com os amigos, existem muitas opções de lazer em Porto Alegre vão agitar o seu roteiro.

Do centro histórico a um pôr do sol no Guaíba, a capital gaúcha recebe milhares de visitantes anualmente, já que tem atrações para atender as expectativas de viajantes rápidos, que vão passar apenas algumas horas na cidade, até mesmo de programações para vários dias de viagem.

Ficou curioso? Quer saber um pouco mais sobre as opções de lazer em Porto Alegre? Então, confira as nossas dicas e faça as suas malas. Já que o Rio Grande do Sul é o terceiro destino mais visitado do país, conheça um pouco mais da capital!

1. Conheça o Centro Histórico

Essa parte da cidade merece algumas horas de caminhada para percorrer vários pontos turísticos. Você não pode deixar de conhecer a Rua da Praia, vários centros culturais, a Praça da Matriz, o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana e o Teatro São Pedro.

Esse passeio para fazer sozinho, com a família e amigos conta boa parte da história gaúcha com uma interessante riqueza de detalhes. Para aqueles que preferem uma passagem mais rápida pela região central, a linha turismo é uma excelente opção para apreciar os principais pontos da cidade.

2. Visite o Mercado Público

Esse pode ser considerado o principal centro de compras da capital gaúcha, um dos destinos mais procurados para os visitantes que querem conhecer um pouco mais das comidas típicas, o mercado público fica localizado no bairro do Centro Histórico.

A arquitetura desse prédio chama muito a atenção dos visitantes, pois a edificação foi tombada como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.

3. Tome um café na Casa de Cultura Mario Quintana

A casa do escritor Mario Quintana é parada obrigatória na cidade! A residência cultural, que em outros tempos já foi um hotel, conta um pouco da história desse brilhante nome da literatura brasileira.

É possível conferir diferentes mostras de arte, biblioteca, cinema e espaço para estudos, além, é claro, de um famoso café que fica no último andar do prédio onde os visitantes encontraram uma das mais belas vistas do Lago Guaíba.

4. Assista ao pôr do sol no Guaíba

Vislumbrar a natureza do Guaíba é um espetáculo à parte na capital gaúcha. Por isso, não deixe de conferir um belíssimo pôr do sol às margens do lago, essa imagem ficará guardada para sempre na sua memória e é um dos programas mais tradicionais dos moradores de Porto Alegre.

5. Divirta-se nos parques e feiras

Gosta de comer pastel da feira? Passear em parques? Você se sentirá em casa visitando Porto Alegre. Não deixe de visitar o famoso Parque Farroupilha (Redenção) que é amplamente arborizado e o verdadeiro cartão-postal da cidade.

Não deixe de conhecer o Parcão e a Marinha do Brasil, lá os moradores e visitantes passeiam com seus animais de estimação, desfrutam de um bom chimarrão e se divertem como se todos os dias fossem domingo. As famílias não podem perder esses passeios!

6. Navegue a bordo do Cisne Branco

Quer ter um outro olhar sobre Porto Alegre? Então, expanda os horizontes e embarque em um encantador cruzeiro pelo Guaíba a bordo do Cisne Branco.

A embarcação percorre as águas do Guaíba desde 1978, levando os turistas a conhecerem as ilhas e a história da capital gaúcha. Essa é uma excelente dica cultural para a família!

7. Almoce o tradicional churrasco gaúcho

Você não poder ir no berço do churrasco brasileiro e não provar o mais tradicional e autêntico espetáculo gastronômico e cultural.

Não é só de carnes que se compõe essa refeição, você também encontrará as apresentações de danças típicas e os shows de boleadeiras, as antigas armas de caça utilizadas nos campos.

As churrascarias espalhadas pela capital atendem às necessidades de todos os gostos e todos os bolsos, seja para um passeio em família ou uma confraternização entre amigos, essa é uma excelente opção em Porto Alegre.

8. Curta a noite na Cidade Baixa ou na Padre Chagas

Para quem gosta de balada e o agito noturno de uma grande cidade, a capital gaúcha não vai decepcionar. Seja em casal ou entre amigos, não deixe de visitar a cena alternativa da cidade, com os bares tradicionais.

Tem diversão para todos os gostos, do samba ao rock, da boêmia aos bares alternativos. A Padre Chagas e a Cidade Baixa são paradas obrigatórias para quem visita Porto Alegre.

9. Explore a Usina do Gasômetro

Esse é um dos importantes cartões-postais de Porto Alegre, que fica às margens do Rio Guaíba, sede da já desativada Companhia Brasil de Força Elétrica. A antiga empresa se tornou um espaço de arte da capital que oferece diversão para toda família.

Além de fazer uma visitação à usina que conta com uma chaminé de 117 metros, a qual ilumina a cidade durante as noites, é possível fazer um belo passeio com um visual deslumbrante às margens do rio. Para os mais esportistas, alugar bicicletas e se encantar pela região é uma excelente opção.

10. Experimente os cafés como opção de lazer em Porto Alegre

A capital gaúcha oferece um roteiro bem particular de cafés distribuídos pela cidade. Para os amantes dessa especiaria tão brasileira, crie o seu trajeto e divirta-se experimentando os mais variados cardápios de cafés de Porto Alegre.

Seja para casais, amigos ou em família, não deixe de conhecer o tradicional Café do Mercado. Anexo ao Centro Cultural Santander fica o Café do Cofre, uma antiga sede de bancos que se tornou um encantador espaço de arte.

Entre os roteiros mais interessantes do Brasil está a visita à capital gaúcha pelos encantos da cultura típica, países e história que a cidade promove aos turistas. As atrações de lazer em Porto Alegre são para todas as idades e para todos os tipos de visitante, por isso, sempre cabe no roteiro uns dias a mais nessa linda capital.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais e mostre para eles como esse destino brasileiro é interessante!