Na hora de comprar um imóvel novo ou usado, você certamente pensará em muitos aspectos, como a disposição da planta, a localização, o tamanho dos cômodos etc. No entanto, tudo isso perde um pouco do seu valor se o acabamento do apartamento não estiver bom.

Imagine o seguinte: você visita um imóvel com os pisos brilhando, paredes recém-pintadas, molduras em gesso e azulejos impecáveis. Depois, se depara com um outro apartamento no mesmo prédio, com a planta idêntica, mas ainda inacabado. As chances de que o primeiro chame mais a sua atenção são muito maiores, não é?

De fato, o acabamento é fundamental para garantir beleza ao ambiente, além de conforto e bem-estar aos moradores. Quer entender isso melhor? Então continue lendo este post!

Afinal, o que é o acabamento?

O acabamento do apartamento é a última etapa de uma construção, seguida apenas da decoração de interiores. Ele é como a cereja no bolo: o toque final para que o local realmente fique com cara de lar, passando a sensação de aconchego. É nessa hora que se tornam protagonistas questões como:

  • a escolha do tipo e modelo de piso;
  • a cor de tintas ou o uso de papéis de parede;
  • a altura dos rodapés;
  • os detalhes em madeira, tijolo ou cimento queimado;
  • o projeto de iluminação;
  • os azulejos da cozinha e rejunte;
  • as soleiras das portas;
  • as bancadas e esquadrias;
  • as molduras de gesso;
  • a instalação de louças, metais e vidros etc.

Bastante coisa, não é? Exatamente por isso, o planejamento desse acabamento não pode ser negligenciado.

Não é porque essa é a etapa final de uma construção que ela pode ser feita às pressas. É necessária muita pesquisa, orientação de profissionais qualificados e, sobretudo, a escolha de bons materiais.

Por que investir na qualidade do acabamento?

Como você pôde observar, a maioria dos itens que compõem um acabamento são absolutamente indispensáveis, não apenas para garantir o conforto dos moradores, mas também a estética do ambiente e a praticidade no dia a dia. Vejamos, então, os principais motivos pelos quais isso acontece!

Realce da decoração

A maior vantagem de um acabamento de qualidade está relacionada à estética do ambiente, como você deve imaginar. Um projeto de decoração ganha mais vida quando inserido em um ambiente bem-acabado.

Pense, por exemplo, em quadros belíssimos pendurados em uma parede descascada e cheia de manchas. O efeito final que esses objetos decorativos poderiam trazer fica seriamente comprometido, não?

Em contrapartida, um apartamento repleto de detalhes bem-feitos, pinturas recentes e louças elegantes já é bonito por si só. Nesse caso, a decoração acaba ganhando um realce ainda maior, e os resultados finais de uma bela composição de cores e objetos são mais agradáveis.

Mais conforto

O acabamento do apartamento também contribui de maneira decisiva para o conforto dos moradores. Sem ele, você pisaria em um chão de cimento áspero e gelado, por exemplo.

Essa etapa da construção é responsável pela garantia de um lar termicamente equilibrado, limpo e funcional. Afinal, elementos como o piso ideal e louças de qualidade no banheiro transformam a qualidade de vida dos moradores.

Para garantir que o conforto seja proporcionado com o acabamento, é preciso dedicar tempo pensando no que será feito nessa etapa desde o início das obras, atentando-se às medidas dos cômodos e ao gosto pessoal dos integrantes da família.

Valorização do imóvel

De acordo com uma matéria publicada no portal G1, o acabamento é um dos 10 itens que mais contribuem para a valorização do imóvel, segundo arquitetos e engenheiros. Não é para menos: um apartamento cuja construção foi finalizada com cuidado e elegância fica muito mais convidativo para compradores.

Um bom projeto de acabamento, além de deixar o espaço mais bonito, promove a noção de amplitude, favorecendo a sensação de que o imóvel tem o tamanho ideal para viver com muito conforto. Isso, com certeza, se reflete no seu valor final.

Bem-estar dos moradores

A escolha de bons materiais para a finalização de uma construção e reforma pode impactar diretamente no bem-estar dos moradores. Uma tinta de qualidade, por exemplo, garante que as paredes retenham menos pó e umidade. Dessa forma, problemas respiratórios — especialmente os crônicos — têm seus sintomas minimizados.

Essa vantagem tem ainda mais valor se estivermos falando de uma família com crianças, afinal, os pequenos são mais sensíveis a alergias e inflamações do trato respiratório. O mesmo vale na hora de escolher os pisos: é um bom investimento apostar em opções que promovam um maior equilíbrio térmico e higiene.

Praticidade no dia a dia

Por fim, um bom acabamento está relacionado ainda à praticidade. Escolhas acertadas nessa etapa da construção podem ser decisivas para o estabelecimento de uma rotina de limpeza mais tranquila — sem contar na manutenção, que acaba sendo muito mais frequente quando os materiais não são de boa qualidade.

Além disso, é comum pensar nos móveis planejados como parte do acabamento, pois eles não podem ser movidos ou retirados. Quando falamos de praticidade em um imóvel, a mobília feita sob medida para o cômodo é, certamente, uma das primeiras coisas que pensamos.

Assim, o espaço é melhor aproveitado, a disposição de bancadas e prateleiras contribui para a funcionalidade, os nichos e gavetas correspondem às necessidades dos moradores…. e essas são só algumas das vantagens!

Como fazer um bom acabamento?

Enfim, se você está reformando o seu apartamento ou mesmo fazendo pesquisas antes de comprar um imóvel, não deixe de pensar no acabamento! Observe, por exemplo, se os materiais utilizados são duráveis, se o estilo combina com o que você deseja para a decoração, se as pinturas e instalações foram feitas sem falhas etc.

É fundamental fazer uma boa pesquisa antes de partir para essa etapa das obras. Como você percebeu ao longo deste texto, os elementos que finalizam uma construção são de extrema importância para que o imóvel proporcione aos seus moradores mais qualidade de vida.

O principal é que o acabamento do apartamento reflita bom gosto, auxilie na praticidade e garanta boas condições para o dia a dia dos moradores. Principalmente ao realizar compras de materiais, pesquise muito, compare ofertas, avalie alternativas e preze, sobretudo, pela reputação da marca e qualidade do produto.

Então, gostou do post? Agora, aproveitando esse clima de construção e reforma, que tal conferir também as vantagens de um apartamento com cobertura?