Em tempos de isolamento é necessário adaptar a rotina do trabalho com as funções de casa. Muitas pessoas passaram a fazer home office recentemente por conta das mudanças de comportamento promovidas pela pandemia. Por mais que pareça mais simples, trabalhar de casa não é fácil!  Esse texto vai tentar dar algumas dicas simples de como ser e permanecer produtivo nesse período.

Seu espaço de trabalho.

A primeira dica é sobre seu espaço de trabalho. Crie um cantinho em sua casa onde você possa chamar de escritório. Por mais tentador que seja trabalhar deitado de sua cama, isso acaba de alguma forma prejudicando seu rendimento, além da sua saúde. Uma internet adequada, computador e uma cadeira confortável, já está suficiente para você realizar sua rotina.

Mantenha as rotinas

Defina um horário para acordar, tomar café da manhã, banho e começar a trabalhar. Além disso, a rotina que te auxiliava na produtividade do escritório vale também para o trabalho remoto, como momento de ler emails, reunião com sua equipe e com o cliente… Mantenha sua rotina.

Uma boa comunicação.

Por muitas vezes, o home office pode deixar você um tanto solitário. A distância física pode se tornar um grande obstáculo se não houver comunicação. Para isso, é muito importante o diálogo em reuniões para traçar metas, organizar pautas e se possível, uma pequena conversa informal para um bom relacionamento entre seus colegas.

Muita atenção quando entrar em uma reunião com cliente ou até mesmo sua equipe, esteja vestido adequadamente em seu local de trabalho, nada de levar o notebook para o banheiro ou algum espaço do gênero, além disso, quando seu colega estiver falando, deixe seu microfone no mudo, assim você previne que algum barulho desagradável como sons de carros ou motos atrapalhem a reunião.

Não esqueça de você.

Mantenha suas refeições de maneira regular. Quando trabalhamos de casa é muito fácil esquecer de comer e pular refeições. Uma alimentação saudável e equilibrada faz a diferença. Levante, faça alongamentos, beba água, vá ao banheiro. Importante: respeite o horário de almoço. Esse momento é extremamente importante tanto no escritório quanto para o seu home office, desacelerar a cabeça e voltar focado.

Ponha limites no “home office”

A coisa mais fácil no home office é você acordar respondendo mensagem, marcar reunião na hora do almoço e trabalhar até tarde da noite, afinal você já está em casa, não tem que pegar trânsito e já está na frente do computador. Isso é péssimo.

Se programe para fazer todas as suas tarefas diárias em horários definidos. Manter uma rotina bem organizada é muito importante para que você possa ter resultados trabalhando em home office.

Fim de semana é fim de semana, mesmo que dentro de casa. Use esses momentos para assistir uma serie, um filme, ou até mesmo ler um livro, aprender alguma atividade nova ou até mesmo conversar com alguém! Mas não confunda home office com trabalho 24/7. Não é essa a ideia.

 

Com essas dicas acreditamos que você terá uma rotina de trabalho melhor, conte para nós como está sendo seu trabalho durante esse período de isolamento.