Se você está se preparando ou pensando em uma futura mudança na decoração do seu imóvel, é hora de entender os estilos de decoração do momento e dar espaço para sua criatividade. O momento da decoração é a parte mais legal, pois pode dar espaço para muita criação e liberdade.

Os seus gostos pessoais, seu orçamento atual e a disponibilidade de elementos decorativos são fatores determinantes na hora de decorar o apartamento. Além disso, é importante ressaltar que não precisa se preocupar se você possui pouco espaço, isso não é problema!

Antes de ir às compras, é bom pensar qual estilo mais se encaixa no seu gosto, já que cada elemento escolhido terá papel decorativo e contribuirá com a impressão que o ambiente passará. Por isso, torna-se importante se atentar ao décor para deixar o ambiente com visual harmonioso e aconchegante.

Assim, depois que você escolher o estilo predominante do seu apartamento, basta partir para o planejamento. Crie uma lista de compras e busque os elementos e móveis necessários, seja em lojas físicas ou virtuais.

Ficou interessado? Quer se informar mais sobre os estilos de decoração para inovar o seu apartamento? Fique com a gente e descubra dicas e estilos incríveis para a sua decoração! Confira!

1. Moderno

O estilo moderno, também conhecido como contemporâneo, tende a reunir materiais, enfeites e objetos de decoração tecnologicamente avançados aliados às mobílias futurísticas. O material da mobília pode conter madeira, ferro e vidro.

As cores das paredes devem ser bem claras, sempre combinando com o teto branco. Já as cores dos móveis podem ser de tons vibrantes, desde que se complementem entre si.

Este estilo é capaz de criar ambientes práticos, funcionais, organizados e, ao mesmo tempo, charmosos. Se você estiver em dúvida quanto à composição dos móveis, dê preferência por aqueles com linhas retilíneas e uniformes.

Por fim, para criar um toque charmoso no ambiente, invista em obras de arte, espelhos com acabamentos mais detalhados e luminárias.

2. Minimalista

O modelo minimalista tem sido uma tendência na atualidade, principalmente, por sua capacidade de agradar quase todos os tipos de pessoas. É um estilo que visa praticidade, facilidade na hora de limpar e, sobretudo, organização.

Optar pelo estilo minimalista possibilita dar mais foco nos espaços da casa, criando maior ventilação e um ambiente de fácil circulação de pessoas. Portanto, se você consegue se sentir confortável em uma casa funcional e com a mobília reduzida, esse pode ser o seu estilo!

A decoração também é mínima: a ideia é prezar pelo necessário. Invista em cores neutras, com predominância do cinza, branco e preto.

Móveis alinhados e mais baixos ganham destaque nesse etilo. O material da mobília, geralmente, é composto por acrílico, aço inoxidável, vidro e madeira.  

3. Clássico

O estilo clássico é marcado por uma mobília bem torneada e, geralmente, em madeira escura para contrastar com as tonalidades mais claras da parede. A decoração tende a prezar por cortinas bem trabalhadas, feitas com tecidos finos, como ceda, por exemplo.

As tonalidades da decoração são mais brandas e neutras. Privilegie o bege, o dourado, o cinza e o branco, pois caem muito bem no visual clássico.

As paredes também pedem tons mais claros, como o branco. Assim, você consegue chamar atenção para o estilo do móvel e para o ambiente.

4. Rústico

O estilo rústico remete aos elementos campestres e rurais, criando um clima mais caseiro, familiar e aconchegante no seu apartamento. O ideal é que a decoração se alinhe ao estilo. Para isso, busque trazer ao ambiente simplicidade e leveza.

Use elementos que remetam à natureza e não deixe de decorar o ambiente com plantas. Se possível, deixe partes de tijolos aparentes ou cole papéis de parede com desenhos de tijolos.

Tecidos xadrez e florais combinam para a estampa da mobília. Em relação às cores, o ideal é se inspirar em tons pastéis, cinzas e marrons.

Elementos artesanais, como colchas de retalho ou tapetes felpudos, e elementos decorativos feitos à mão agregam charme ao local, além de harmonizar e combinar com o estilo.

Por fim, é importante que a mobília se sobressaia. Escolha uma mobília mais robusta e antiga.

5. Escandinavo

O estilo escandinavo tem chamado cada vez mais atenção. Sua origem é o norte da Europa, em países com inverno muito rigoroso, como a Dinamarca, Finlândia, Suécia e Noruega.

Por ser muito frio no inverno, nesses países as pessoas precisam ficar a maior parte do seu tempo em casa. É por isso que nesse estilo é necessário prezar pelo maior conforto e aconchego associados com um visual limpo e natural, sem excessos.

Esse tipo de decoração tem o branco como cor predominante, tanto nas paredes, quanto nos móveis. Você pode fazer um mix com tons terrosos e objetos de cores claras e tons pastéis.

Por último, não se esqueça de dar o toque natural ao ambiente, com plantas e quadros com imagens de paisagens.

6. Industrial

O estilo industrial surgiu fazendo referência aos antigos lofts norte-americanos. Os famosos galpões, que eram antigas fábricas adaptadas, tinham as paredes de tijolos ou em cimento, as tubulações ficavam aparentes e a cor do concreto era uma marca registrada.  

Atualmente, esse estilo tem ficado cada vez mais presente nas áreas urbanas, por associar charme a um visual mais descolado e moderno. É por isso que o estilo industrial virou moda e é tão marcante no décor contemporâneo.

Os móveis, geralmente, são de madeira e as lâmpadas são suspensas. Os tons mais vibrantes ficam reservados aos móveis e objetos decorativos.

Investindo nesse estilo é muito fácil fazer uma mudança rápida na decoração do seu apartamento. Você não precisa modificar toda a estrutura da casa, basta investir em alguns elementos de cores mais vibrantes, como quadros, almofadas, banquetas e mesas, deixar a lâmpada suspensa e aplicar papéis de parede que imitam tijolos ou concreto.

7. Tradicional

As casas e apartamentos que optam pelo estilo tradicional, na maioria das vezes, investem em elementos muito detalhados como tecidos estampados e mobília em cerejeira. O estilo é antigo e muito ornamentado, por isso os móveis têm maior destaque.

A mobília é robusta, elaborada de forma rica e em tons escuros. Todo esse estilo transmite muito conforto, apela às gerações passadas e torna o ambiente ideal para pessoas que estão construindo uma família.

É interessante optar por papéis de paredes que entrem em harmonia com os demais tecidos do ambiente. Colchas no sofá devem privilegiar os tecidos finos e ricos em detalhes.

Já que o foco fica todo na mobília e tecidos, os objetos decorativos devem ser mais discretos, menos apelativos, em tons neutros e não devem ser usados em excesso. Tons de branco ou marfim combinam com as paredes do ambiente e remetem ao estilo tradicional e luxuoso.

8. Retrô

O estilo retrô, assim como o industrial, está muito na moda, principalmente em meio ao público jovem. Esse visual resgata elementos vintage, cores vibrantes e móveis que remetem ao estilo antigo e casual.

Você pode combinar elementos retrô aos mais modernos e terá uma decoração muito chamativa, remetendo ao vintage dos anos 50.

Além disso, você pode ter total liberdade para combinar elementos de épocas diversas. Mesas e cadeira coloridas, geralmente em tom vermelho, amarelo ou verde, acertam em cheio nesse estilo.

Agora só falta você decidir quais das opções acima mais combina com você! Já escolheu? Mãos à obra!

Agora que você já está pronto para colocar em prática nossas dicas de estilos de decoração para seu apartamento, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais com seus amigos, assim eles também terão acesso às tendências atuais do décor!