Com a chegada do verão, cresce a procura por imóveis no litoral. Afinal, quem não quer viver alguns momentos de lazer e descanso em frente ao mar e aproveitar a época de calor e festas com os amigos e a família da forma mais leve possível?

Relaxar e apreciar as belezas do litoral não tem preço, por isso, em alta temporada, cresce o número de locações e as casas perto ou longe do mar costumam ficar cheias. Quem é que não se lembra de uma boa história já vivida na praia, não é mesmo?

E é por esse e outros motivos que a ideia de adquirir uma casa na praia encanta a maioria dos brasileiros. Mas logo surge a grande dúvida: será que esse pode ser considerado um bom investimento? Quando a compra realmente vale a pena? Além do valor do imóvel, alguns custos fixos também precisam ser colocados na ponta do lápis!

Se você está procurando informações que possam ajudá-lo nessa tomada de decisão, separamos as 6 principais razões para você pesar os prós e contras desse investimento. Confira!

Imóveis no litoral e a promoção da qualidade de vida

Respirar ar puro, banho de mar, exercícios ao ar livre em meio a paisagens naturais e um ambiente mais leve. Isso é o que se pode esperar de um final de semana na praia. Visitar o litoral, para muitas pessoas, é uma espécie de reposição de energia.

Comprar uma casa no litoral é como investir em bem-estar e sossego. A praia ajuda a  cuidar da saúde do corpo e da alma. Sair da rotina estressante das cidades e se tranquilizar ao som das ondas é uma forma de descanso privilegiado. É criar uma rotina, mas daquelas mais prazerosas e menos desgastantes.

O prazer de viver momentos em meio às belezas naturais

O clima do litoral parece algo muito diferente do que você vive na sua rotina na cidade. Não importa se o dia está chuvoso, com certeza ele tem outra atmosfera somente por você estar de frente para a imensidão do mar. Tudo se torna tão pequeno, que as pessoas parecem respirar aliviadas quando estão na beira da praia.

No litoral, as regiões são mais arborizadas, e você encontra alguns lagos, cachoeiras e montanhas. A vida não se resume somente a ficar de frente para o mar, é a contemplação de paisagens e momentos que são o combustível para voltar para a rotina puxada das grandes cidades.

Imóveis no litoral como uma fonte de renda extra

Deixando de lado um pouco o romantismo do bem-estar e a qualidade de vida, para o ramo dos negócios, a casa na praia pode ser uma fonte de renda extra, e não somente na alta temporada, mas em alguns períodos do ano.

Locar o imóvel nos feriados prolongados e nos períodos de festas pode ser uma forma de custear todos os gastos fixos que você terá com o imóvel. Se você está pensando em negócios, manter um imóvel para locação é uma excelente fonte de renda.

As praias brasileiras são alvo de turistas de todos os estados e, também, de outros países. Quem não é o feliz proprietário de um imóvel na praia, via de regra, faz uma boa poupança para passar as festas de final de ano em frente ao mar. E nessa onda, os locatários pagam o quanto for para conseguir a melhor localização.

Comodidade e economia para viajar após a aquisição do imóvel

Nada melhor que ficar de frente para o mar e com a comodidade de estar em casa. A privacidade, a tranquilidade e o conforto são incomparáveis. É muito melhor do que ficar procurando um imóvel para alugar, se preocupar com as condições de pagamento e com quais serão as suas necessidades em um local desconhecido.

Quando você já tem uma casa na praia, sabe exatamente o que vai encontrar ao sair para viajar. Portanto, é mais barato que pagar um aluguel e mais prático para quem gosta de passar alguns dias no litoral com frequência.

Tranquilidade para programar viagens 

Toda vez que você pensa em fazer as malas para viajar, precisa se preocupar com hotel, check-in, regras do local, reservas, entre outras coisas. Mas se você tem a sua própria casa, basta preparar a bagagem e escolher o melhor horário para não ficar parado no trânsito.

Essa liberdade é muito valorizada pelos proprietários de imóveis no litoral. Nada precisa ser tão programado. Principalmente nesse aspecto, você verá apenas saldos positivos de adquirir seu próprio refúgio no litoral.

Lucros com a valorização do imóvel 

Assim como os imóveis na cidade, uma casa no litoral também tende a valorizar com o passar dos anos, e o retorno do investimento é lucrativo. Mas é preciso levar em consideração que os custos fixos são os mesmos para todos os imóveis, sejam eles na praia, no campo, sejam na cidade.

O que é preciso ponderar é se esses gastos básicos com água, luz, condomínio, segurança, manutenção, entre outros podem ser cobertos mensalmente. Se a resposta for sim, levando em consideração o bem-estar que a casa na praia promove, esse será um bom investimento.

É preciso pensar de forma prática, qual a utilidade do imóvel na praia? Se você gosta de viajar várias vezes ao ano, não quer somente aproveitar a temporada. Nesse caso, o imóvel será uma extensão dos seus momentos de descanso, então a compra vale a pena. A aquisição também poderá ser vantajosa se você pretender alugar o local. 

Afinal, diante de tantas colocações, vale a pena investir em um imóvel no litoral? A resposta é: se você tiver a disposição financeira para arcar com os custos, como de qualquer outra casa, os benefícios e vantagens para uma vida mais leve e saudável são enormes. Além disso, você ainda poderá ter lucro com a aquisição. Colocados na balança os prós e contras, talvez seja a hora de procurar qual o imóvel e a localização que mais se adequam às suas necessidades.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os benefícios de adquirir imóveis no litoral, entre em contato conosco e conheça as nossas opções de investimentos na praia!