Escolher um imóvel para morar é uma das decisões mais marcantes do início da vida a dois. E nesse momento especial, é importante planejar com cuidado cada detalhe do lar da nova família que está se formando.

Assim, na hora de procurar apartamento para casal é preciso dosar a emoção e a empolgação do momento com o indispensável planejamento do dia a dia da família que está sendo constituída.

Confira, neste post, algumas dicas para tomar a melhor decisão e garantir a felicidade do casal na sua primeira casa. Vamos lá?

Avalie a localização

Para escolher o apartamento para casal mais adequado é preciso considerar a rotina e as necessidades de todos que nele vão morar. Itens como a proximidade do trabalho ou da faculdade e a facilidade de deslocamento para os locais que se visita com mais frequência precisam ser considerados de forma conjunta.

Uma boa oferta de serviços e de comércio nas redondezas do novo lar também é importante. Restaurantes, farmácias, shopping centers e academias por perto sempre facilitam a vida. Quem gosta do contato com a natureza deve procurar também por parques e áreas verdes próximos ao imóvel.

Uma dica é visitar o apartamento em diferentes horários para conhecer o movimento das proximidades e a acessibilidade do bairro antes de se definir. Esta é uma forma de não ter surpresas após a mudança.

Respeite seu orçamento

Muitos casais, quando decidem morar juntos, se empolgam com o tipo e o tamanho do imóvel que desejam e terminam por fazer um investimento além da sua capacidade. No final, o momento de alegria por formar uma nova família se choca com um contratempo financeiro.

Para evitar isso, o planejamento financeiro é muito importante. O ideal é considerar a situação financeira de ambos, as perspectivas de crescimento e projetar outras despesas que o casal possa ter.

Um cuidado importante é o de não idealizar um apartamento para casal. Quando se faz isso, geralmente se procura por um imóvel maior e mais completo, com tudo aquilo que sempre se sonhou ao pensar em morar em família. Tenha em mente que a casa perfeita é um objetivo que se pode alcançar em longo prazo, com tranquilidade e segurança, sem colocar em risco suas finanças.

Analise a valorização do imóvel

Quando a opção é pela compra de um imóvel, a perspectiva de valorização da casa ou apartamento escolhido também precisa ser levada em consideração. É importante enxergar a aquisição como um investimento.

Lembre-se que, além de servir como primeira moradia do casal, também deverá representar, futuramente, um patrimônio importante na hora de trocá-lo por um maior ou melhor.

Localização, infraestrutura, acessibilidade, enfim, há muitas características que precisam ser levadas em consideração na hora de avaliar um imóvel como investimento.

Aqui, uma dica importante, especialmente para quem não acompanha mais de perto o mercado imobiliário, é contar com o suporte de especialistas no setor. Logo, procure por construtoras e imobiliárias com um bom nome no mercado para aumentar suas chances de fazer um bom negócio.

Tenha cuidado com o tamanho do apartamento

Na hora de se decidir pelo tamanho do imóvel ideal também há alguns fatores a considerar. O primeiro deles é quantas pessoas vão morar nele. Um casal jovem, ainda sem filhos, em geral não necessita de um espaço muito amplo.

Mas quando a família já é maior, é preciso considerar um imóvel também com uma metragem maior. Crianças necessitam de mais espaço e isso precisa ser considerado.

Muitas pessoas que já vivem em imóveis maiores têm dificuldade quando se mudam para um apartamento para casal mais compacto. E muitos casais, quando decidem viver juntos e já tem seus próprios imóveis, precisam adequar seus móveis e demais pertences ao novo espaço.

Entre os questionamentos que o casal precisa fazer ao considerar a metragem do novo imóvel estão os planos de a família crescer (neste caso, será preciso considerar o espaço de filho que se planeja) e o hábito de receber amigos e familiares em casa, o que também podem demandar um imóvel mais espaçoso.

Tente conhecer sua vizinhança

Descobrir que seus vizinhos não são exatamente as pessoas acolhedoras que você desejava encontrar no novo lar pode ser bem desagradável. Mas, infelizmente, nem sempre é possível conhecer as pessoas do apartamento ao lado do seu antes da mudança.

A melhor alternativa é procurar sempre manter uma relação de respeito com a vizinhança, mantendo os limites necessários para a boa convivência. Se for se sentir mais seguro, você até pode tentar saber um pouco mais sobre quem mora no apartamento ao lado conversando com porteiros e zeladores. Mas esteja preparado para exercitar sua tolerância e boa educação.

Analise a estrutura do condomínio

Mais um item importante de se investigar ao escolher um apartamento para casal é a infraestrutura do condomínio. É preciso avaliar tanto o que ele oferece e que pode garantir mais qualidade de vida aos moradores, quanto as suas normas, regras e proibições.

No que se refere à infraestrutura oferecida, é preciso considerar, especialmente, o que o casal tem interesse em utilizar. Atualmente, os empreendimentos costumam oferecer uma grande variedade de serviços, muito além do tradicional salão de festas e da piscina, oferendo os mais variados espaços.

É preciso avaliar o que o casal realmente gostaria de utilizar de toda aquela estrutura e encontrar um condomínio mais alinhado com essas demandas.

Já sobre as normas, é preciso ficar atento se as regras do condomínio não vão de encontro aos hábitos e desejos dos novos moradores. Um casal que gosta muito de animais, por exemplo, não se sentirá tão à vontade em um condomínio que impõe restrições aos pets.

Como você pode ver, tomar alguns cuidados na escolha do apartamento para casal pode garantir as condições ideais para a felicidade da nova família no seu primeiro lar, além de ser um momento gostoso que exercita a afinidade e a cumplicidade entre os parceiros.

Este conteúdo foi útil para você? Então, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar seus amigos que também estão formando suas famílias?