Mudanças são o tempero da vida, principalmente quando são para melhor, não é? Viver em outro bairro ou cidade é sempre emocionante, ainda mais quando o local apresenta boas condições para qualidade de vida. Por isso, se está pensando em morar em Porto Alegre, fez uma ótima escolha!

A capital gaúcha é uma das mais arborizadas do país, ao mesmo tempo em que conta com uma urbanização expressiva nas áreas centrais. Com oportunidades de emprego, segurança, várias opções de lazer e uma riqueza cultural expressiva, a cidade atrai famílias de todo Brasil.

Neste post, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a cidade, as vantagens de viver em Porto Alegre e dicas de bairros para quem ainda não sabe onde morar. Continue a leitura e conheça a belíssima POA!

A cidade de Porto Alegre

Antes de comprar um imóvel, precisamos conhecer muito bem o lugar em que vamos morar. Por isso, veja um raio-X da cidade de Porto Alegre, com as principais informações sobre sua história, geografia, clima, população e economia.

História

O nome que conhecemos hoje não foi o único da capital gaúcha. Seu primeiro título foi o de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, recebido em março de 1772, quando foi fundada. Antes disso, o local era uma pequena colônia portuguesa e, mais tarde, lar de imigrantes alemães, italianos e espanhóis.

Cenário de importantes capítulos da história do país, Porto Alegre foi o principal centro de operações durante a Guerra do Paraguai (1865-1870) e palco da Guerra dos Farrapos (1835-1845), lembrada até hoje no hino da cidade e nos desfiles anuais que enchem as ruas do Centro Histórico.

Geografia e clima

Porto Alegre tem mais de 496 Km² entre a área municipal e as 16 ilhas do Guaíba, que estão sob jurisdição da capital e cujo Lago contorna toda a cidade. A geografia da região é composta de morros graníticos dos mais antigos do país. O maior é o Morro Santana, com 311 m de altura.

Já o clima é classificado como subtropical úmido, o que garante à região as estações um pouco mais bem definidas. O verão é quente e registra temperaturas entre 25ºC e 35ºC. O inverno, por sua vez, é frio para os padrões brasileiros. Os termômetros chegam a marcar 2ºC e já renderam alguns episódios de neve.

Demografia

A capital gaúcha é a 10ª cidade mais populosa do país e a 1ª no Rio Grande do Sul, de acordo com o último censo do IBGE. O número estimado de moradores é de 1,4 milhão, a taxa de escolarização é de cerca de 97% da população e a expectativa de vida é de 76,42 anos.

Quanto aos rendimentos médios, os trabalhadores formais recebem cerca de 4,1 salários-mínimos. O percentual de pessoas ocupadas, isto é, que exercem atividade remunerada (formal ou informal) garante à cidade a posição 25 entre mais de 5.500 do país.

Economia

O PIB per capita da cidade — correspondente ao Produto Interno Bruto dividido pelo total de habitantes — é de mais de 49 mil. A maior parte dos rendimentos do município se origina na indústria e no setor rural. No setor primário, o destaque fica para o cultivo de arroz, da cana-de-açúcar e do pêssego, além da pecuária.

Enquanto no setor secundário, a indústria de tecnologia e a construção civil são protagonistas. Em relação à segunda, a cidade conta com um crescimento expressivo no número de empreendimentos imobiliários. Por isso, tem sido visada para financiamento de imóveis e investimentos no setor.

Porto Alegre: uma das melhores capitais para se viver

Ruas arborizadas, centro bastante desenvolvido, aconchego para a família e muita qualidade de vida. A cidade gaúcha não deixa a desejar em nada. De acordo com um levantamento feito pela consultoria Macroplan, Porto Alegre é a 10ª melhor capital brasileira para se viver.

No Ranking Smart Cities 2017, desenvolvido pela consultoria Urban Systems, Porto Alegre também se destaca como a 5ª cidade do país em Inovação e Tecnologia, a 7ª em Saúde e a 8ª no Empreendedorismo. Essa classificação se refere a um total de mais de 500 municípios avaliados em diversos indicadores.

Além disso, o charme da cidade não se limita aos números ou ao conhecido sotaque gaúcho. POA é conhecida por ter um povo simpático e acolhedor, comida gostosa — com destaque para o famoso churrasco —, e por ser uma mistura perfeita da urbanização das grandes metrópoles com a calmaria da natureza.

A vida em Porto Alegre

O estilo de vida em POA depende muito das necessidades e das preferências da família. Para quem busca mais agitação, boas oportunidades de emprego e uma vida cultural intensa, os bairros próximos à região central não decepcionam. Não é à toa que a metrópole é constantemente lembrada pela inovação e pela tecnologia.

No entanto, a capital gaúcha também conta com bairros tranquilos para quem quer mais sossego. Inclusive, Porto Alegre foi considerada a 3ª melhor cidade grande para se viver depois dos 60 anos de idade, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) de 2017.

Porto Alegre é muito conhecida por ser a sede do Internacional e do Grêmio, e conta com o Estádio Beira-Rio, a Arena do Grêmio e o Estádio Olímpico. A cidade faz divisa com Canoas, Alvorada, Viamão, Cachoeirinha e Eldorado do Sul. Em seu território, estão algumas importantes instituições de ensino, como:

  • o Colégio Militar;

  • o Colégio Piratini;

  • a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);

  • a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);

  • o Centro Universitário Metodista (IPA).

Com a infraestrutura de uma grande metrópole, mas a arborização típica de cidades rurais, POA atrai turistas do Brasil todo devido a seus atrativos históricos e culturais. Por isso, o lazer em Porto Alegre também não deixa os moradores da região a desejar, com destaque para os museus, os parques verdes e os passeios pelo Guaíba.

As vantagens de morar em Porto Alegre

Agora que você já tem uma visão geral da cidade, confira algumas das principais vantagens de morar em Porto Alegre!

Capital pequena

Apesar de ser uma cidade muito desenvolvida, Porto Alegre é relativamente pequena para uma metrópole. Entre as capitais, ocupa a posição 12 em população, atrás de outras como Manaus, Curitiba, Belém e Brasília. Em área, a capital gaúcha é a 18ª, menor que Maceió, Palmas, Rio Branco e Porto Velho.

Porto Alegre também é detentora de uma das maiores áreas rurais entre as capitais. Por esses motivos, POA é a melhor opção para quem não dispensa o conforto e a comodidade das cidades grandes, mas prefere fugir do caos urbano típico das maiores capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

No entanto, engana-se quem pensa que Porto Alegre é pacata. A cidade cresce em ritmo acelerado e, exatamente por ter esse perfil complexo, tem chamado atenção de famílias interessadas em comprar imóvel novo ou usado no Rio Grande do Sul.

Vias e transporte

Porto Alegre é bem alimentada com vias terrestres. No entorno da cidade, passam importantes rodovias, como a BR-116 (Dutra) e a BR-290 (Osvaldo Aranha). Dentro dos limites do município, algumas das avenidas mais importantes são:

  • Avenida Ipiranga, principal via de fluxo Leste-Oeste;

  • Avenida Farrapos, que liga o Centro à Zona Norte;

  • Avenida João Pessoa, responsável pelo fluxo entre o Centro e as Zonas Sul e Leste;

  • Avenida Presidente Castelo Branco, às margens do Lago Guaíba;

  • Avenida Borges de Medeiros, que interliga o Centro à Zona Sul.

Em relação ao transporte público, POA tem um sistema com cerca de 350 linhas de ônibus, que atendem toda a cidade. A maior parte conta com acessibilidade para pessoas com deficiência e a frota está gradualmente sendo equipada com ar-condicionado.

Os táxis da cidade têm uma cor característica vermelho-alaranjada, para o centro urbano, e branca, para as rotas que partem do Aeroporto. São milhares de veículos circulando diariamente, todos com ar-condicionado. As conhecidas lotações são boas alternativas, com linhas complementares de transporte em micro-ônibus.

Porto Alegre também tem um sistema de metrôs de superfície, administrado pela Trensurb e com rotas que ligam a capital aos municípios vizinhos. Para chegar às cidades próximas, há ainda a opção de utilizar os ônibus intermunicipais, que atendem algumas localidades além das que recebem o trem.

A capital gaúcha também conta com o Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado na Zona Norte. Desembarcam diariamente aviões partindo das principais cidades brasileiras e o local realiza voos diretos para Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Cidade do Panamá (Panamá) e Lisboa (Portugal).

Por fim, a cidade também abriga o Porto de Porto Alegre, situado na Avenida Mauá, na margem esquerda do Lago Guaíba. É uma grande hidrovia que, além de transportar produtos siderúrgicos e agrícolas para Buenos Aires, tem embarcações de passageiros que ligam a capital ao município de Guaíba.

Oportunidade de emprego

Como dito, a cidade de Porto Alegre é um grande destaque em inovação e tecnologia, por isso, oportunidades de emprego aparecem a todo momento. A construção civil e o mercado imobiliário crescem bastante na capital e atraem profissionais das áreas.

Para quem está em busca da tão almejada estabilidade financeira, mas quer autonomia profissional, uma possibilidade é abrir o próprio negócio. POA é um local que recebe bem os perfis empreendedores, principalmente em relação à gastronomia, aos bares e às cervejarias.

Como conta com importantes universidades, a capital gaúcha também tem espaço para acadêmicos e pesquisadores. De um modo geral, o cenário é bastante otimista e a tendência é que a taxa de desemprego continue caindo, como já vem ocorrendo desde 2018.

Contato com a natureza

Como você já sabe, Porto Alegre é uma cidade em que as belezas naturais são protagonistas. Tradicionalmente chamado de rio pela população local, o Lago Guaíba rouba a cena e se destaca como o principal atrativo da cidade. Duas opções de lazer são passear pela Orla ou navegar pelas águas.

O passeio de barco ocorre no famoso Cisne Branco, que já existe há mais de 30 anos e promete ser uma experiência romântica. A embarcação sai todos os dias do Cais do Porto em três horários: às 10h45, às 15h e às 16h30, com 1 hora de navegação pelo Lago.

Fora o Guaíba, POA também tem uma infinidade de bosques e parques para aproveitar as áreas verdes e descansar em família. Alguns dos principais são:

  • o Parque Farroupilha, com passeio de pedalinho e feiras de artesanato;

  • o Parque Moinhos de Vento, com quadras, equipamentos de recreação infantil e biblioteca;

  • o Jardim Botânico, ideal para um piquenique no fim de semana;

  • a Reserva Biológica do Lami, com mais de 300 espécies vegetais nativas;

  • o Parque Gabriel Knijnik, um dos mais apreciados pelos moradores de POA;

  • e a Praça Gustavo Langsch, um cartão-postal perfeito para aproveitar o dia ao ar livre.

Opções de cultura e lazer

Para as famílias que gostam de aproveitar os fins de semana para se divertir, Porto Alegre reserva dezenas de atrativos e opções de lazer. Além dos diversos parques e áreas verdes, a cidade conta com o Mercado Público e suas muitas lojas, restaurantes e bancas de produtos artesanais.

Há vários shoppings centers para compras, refeições e cinema, entre os quais se destacam o Boulevard Laçador, o Bourbon Shopping Ipiranga e o Iguatemi. Para os passeios culturais, há:

  • o Museu da Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), com obras da arte gaúcha do século 20;

  • o Santander Cultural, localizado na Praça da Alfândega, com exposições, shows, sessões de cinema e mostras de arte;

  • a Casa de Cultura Mário Quintana, nas instalações do antigo Hotel Majestic, com bibliotecas, teatros, galerias e discotecas;

  • o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, com laboratórios de pesquisa, oficinas e exposições científicas;

  • o Teatro São Pedro, elogiado nacionalmente pela arquitetura barroca e com uma intensa programação, entre outros.

A capital gaúcha conta ainda com um parque aquático, o Paraíso Park, com várias piscinas, brinquedos para adultos e crianças, passeios a cavalo, trilhas e pesca esportiva. Porto Alegre também abriga o Sesc Protásio Alves (antigo Sesc Campestre), com inúmeras atrações artísticas, um complexo desportivo e várias piscinas.

Qualidade de vida

Por fim, como se não bastassem as muitas opções de lazer, a ótima infraestrutura e as oportunidades de negócio na região, Porto Alegre proporciona uma excelente qualidade de vida. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,805, o que garante a 28ª posição entre as cidades brasileiras.

O Índice leva em conta três eixos: a longevidade da população, a educação e o padrão de vida. De acordo com Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, responsável pela classificação, o IDHM acima de 0,800 é considerado muito alto, ou seja, significa que os habitantes têm:

  • boa expectativa de vida;

  • taxas satisfatórias de escolaridade;

  • alta renda per capita.

Os melhores bairros para morar em Porto Alegre

A capital gaúcha é, de modo geral, um excelente local para se viver. No entanto, diferentes bairros de Porto Alegre trazem características que podem ser mais interessantes para a sua família. Veja os principais!

Auxiliadora

O bairro Auxiliadora fica a 6 Km do Centro e é um dos mais arborizados da capital. A arquitetura antiga contrasta com os muitos prédios e edifícios modernos e pelo amplo eixo de comércio e serviços. O bairro é nobre e tradicional, portanto, é ideal para quem busca mais tranquilidade e segurança.

Além disso, é quase uma pequena cidade dentro de Porto Alegre, pois conta com um grande número de estabelecimentos, farmácias, restaurantes etc. Então, conveniência e conforto é o que não falta para os moradores de Auxiliadora.

Boa Vista

Localizado na Zona Norte, o bairro da Boa Vista também é um dos mais nobres da região. As casas são grandes, as ruas são arborizadas e há um grande número de loteamentos planejados. O local conta com uma segurança reforçada e é patrulhado regularmente.

O bairro conta com escolas, áreas verdes bem preservadas e três grandes clubes para o lazer em família: a Associação British Club, o Porto Alegre Country Club e a Sociedade Libanesa de Porto Alegre. A distância para o Centro é de 7 Km e o local conta com boa infraestrutura.

Central Parque

O Central Parque fica na Zona Leste de POA. É um bairro planejado, com localização privilegiada e toda estrutura para que os moradores tenham qualidade de vida. No local, todas as casas e empreendimentos verticais foram projetados para o conforto da população.

As estruturas são cercadas por uma área verde preservada, há opções de lazer para todos os gostos e segurança 24 h por dia — o bairro é equipado com câmeras e outros dispositivos para monitoramento. De carro, o local fica a poucos minutos dos shoppings Bourbon e Iguatemi.

Chácara das Pedras

Essa é uma das melhores opções para quem busca segurança de bairro. Afinal, a Chácara das Pedras é a região com menor número de ocorrências de furto e roubo em toda Porto Alegre. O dado é da plataforma coletiva Onde Fui Roubado, preenchida pelos próprios moradores locais.

O local atrai um público com poder aquisitivo mais expressivo, tem uma ampla rede de comércio, boas escolas e várias praças arborizadas. O desenvolvimento do bairro ocorreu por volta da década de 1980, principalmente devido à construção do Shopping Iguatemi.

Jardim Carvalho

O Jardim Carvalho é outro bairro nobre que está entre os melhores para se morar em Porto Alegre. Ele nasceu em 1990, então é relativamente novo e está em constante crescimento. No local, há vários núcleos residenciais que contam com infraestrutura autônoma, como se fossem microbairros.

A cerca de 25 minutos de carro do Centro, o Jardim Carvalho também tem opções de lazer em áreas verdes, escolas, restaurantes, lanchonetes, academias, supermercado e um hospital a menos de 1 Km de distância. Além disso, o custo de vida no local é um pouco menor que nos bairros nobres.

Partenon

Esse é outro bairro novo, fundado em 1990. A história do local é interessante: as muitas vilas que compõem o Partenon são fruto da doação de terras por um dos membros da Sociedade Parthenon Litterario, criada em 1868 por literatos que se reuniam em livrarias e cafés da região.

Hoje em dia, o bairro conta com várias praças, muitas escolas de ensino básico ao médio e abriga o campus central da PUCRS. Além disso, tem hospitais, institutos de pesquisa, o Campo de Futebol da Tuca e um comércio amplo.

Petrópolis

Petrópolis é um dos bairros mais desejados por famílias com crianças. O ar puro, a natureza preservada e a arquitetura predominantemente residencial conferem ao local toda a tranquilidade de um bairro nobre. No entanto, a calmaria não compromete a comodidade.

Em Petrópolis, há um comércio bastante variado e ativo, principalmente no entorno da Avenida Protásio Alves. O bairro tem 8 grandes praças arborizadas, escolas públicas e privadas, bares e restaurantes, além de três clubes de futebol e basquetebol: o Atlético Colonial, o Grêmio Náutico União e o Petrópole Tênis Clube.

Rio Branco

O bairro de Rio Branco é um dos mais antigos e tradicionais de Porto Alegre. Ele faz divisa com Petrópolis e está a cerca de 15 minutos do Centro. O bairro traz uma rica história marcada pela luta negra à época da abolição da escravatura. O local era chamado de Colônia Africana até o início do século XX.

Atualmente, os imóveis com arquitetura antiga contrastam com o movimentado comércio e com as inúmeras opções de lazer noturno, que chamam atenção principalmente das famílias jovens. Além disso, o bairro tem algumas escolas de referência nacional, como o Colégio Metodista e o Colégio Leonardo da Vinci.

Tristeza

De triste, o bairro Tristeza só tem mesmo o nome. Localizado na Zona Sul, é um dos mais nobres de Porto Alegre e atrai famílias que buscam tranquilidade, pois as áreas residenciais não são populosas. Um dos grandes destaques do local é o Parque Natural do Morro do Osso, com as mais belas áreas verdes de POA.

Além disso, o bairro carinhosamente apelidado de “Cidade Jardim” fica às margens do Lago Guaíba, tem uma feira tradicional na extinta estação de trem, um grande centro cultural e dois shoppings centers. Outras opções de lazer são os clubes locais e as praças arborizadas.

Depois da leitura, a vontade de morar em Porto Alegre provavelmente aumentou bastante, não é? A capital gaúcha é bonita, limpa e organizada, conta com excelente infraestrutura, opções de lazer e programações culturais ideais para quem busca qualidade de vida para a família.

E você, o que mais gosta em Porto Alegre? Deixe um comentário nos contando o que mais chama a sua atenção na cidade!