Para quem está querendo mudar completamente o visual da casa, uma das tendências que estão em alta com força total é o papel de parede. Esse material se tornou uma alternativa interessante para inovar os ambientes.

O papel de parede permite uma variação de cores, texturas e padrões para criar um visual mais moderno ou até mesmo para seguir uma linha mais tradicional. Para fazer a décor perfeita para sua casa, o gosto pessoal fará toda diferença!

Para ajudar a entender a funcionalidade e praticidade do papel de parede na sua decoração, separamos algumas das melhores dicas para combinar esse material com o estilo que você está imprimindo em sua casa. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura!

Qual a vantagem de utilizar papel de parede na decoração?

Investir na decoração utilizando esse tipo de material pode ser uma boa saída para deixar qualquer cômodo da casa de cara nova. O efeito estético que esse papel promove altera o ambiente, e com a escolha da textura e estampa certa, que imprima a personalidade dos moradores, o papel de parede cria um efeito intimista e aconchegante no seu lar.

Mas não é somente pela estética que esse tipo de material tem ganhado espaço nas decorações, mas também por ser mais barato e de fácil aplicação. A durabilidade do produto, aliada ao isolamento acústico e térmico, faz com que as paredes da sua casa fiquem protegidas por cerca de 5 anos e seguindo a tendência da moda.

Um quesito se destaca nessa décor: a facilidade de limpeza! Resistente à água, esse material pode ser higienizado com frequência. Outro fator interessante é que esse produto é fabricado com elementos livres de toxina, o que não causa odores nem na hora da aplicação.

O que levar em conta antes de escolher o papel de parede?

Agora que você já sabe as vantagens de aplicar esse estilo de decoração na sua casa, veja as nossas principais dicas para escolher o melhor para a sua casa. Acompanhe!

Pense nos cômodos da casa como um todo

Ao iniciar um projeto de decoração pense em todos os ambientes e em como eles serão compostos para definir qual estilo você quer imprimir. As cores devem trabalhar a favor do papel de parede, que vestirá a sua casa com estampas e texturas.

Pense no equilíbrio entre os espaços para trazer um tom mais aconchegante e iluminado para cada um dos cômodos. Para tomar a sua decisão, planeje quais os móveis e as suas disposições de uso nos ambientes.

Fique ligado nas tendências

Pesquisar e estudar a decoração que você pretende fazer é a melhor maneira de não se arrepender quando tudo estiver pronto. Antes de renovar a sua casa, busque as tendências da moda para criar algumas sensações específicas de seu agrado.

Para os próximos anos, as tendências estão voltadas para as formas geométricas, com a imitação de alguns materiais, como madeira, mármore, azulejos e até mesmo os tijolos. Para quem busca sofisticação, as linhas de cores metalizadas e com efeitos em ouro estão no topo das tendências da moda!

Se você pretende planejar os móveis, não esqueça de pensar no papel de parede, que deverá compor esse ambiente único. Combine a sofisticação e a leveza do ambiente com texturas e cores ligadas aos seus móveis, eletrodomésticos e planejados na sua casa.

Pesquise os tipos de materiais e suas indicações

Após definir quais os ambientes da casa receberão essa decoração, busque as melhores opções de materiais que se adequam ao perfil. São três os tipos de papel de parede disponíveis:

  • tradicional: é fabricado com base em celulose, ou seja, são totalmente de papel, sendo recomendado para locais secos, como quartos, salas e escritórios — mesmo feitos com papel, podem ser limpos com um pano úmido;
  • vinílico: esse material é fabricado em PVC, com maior nível de resistência à luz e umidade, por isso são indicados para banheiros e cozinhas;
  • TNT: esse papel é fabricado a base de fibras de poliéster e celulose, mas não chega a ser tecido, por isso sua recomendação é de utilizar em locais secos, e só podem ser limpos com detergente.

Aposte na combinação de texturas, estampas e cores

Essa combinação imprime a personalidade do cliente. O bom senso é a alma da decoração do seu lar, por isso, se você busca um estilo mais rústico, as texturas serão a base para as cores dos cômodos. Já para quem está querendo um ar mais moderno ou minimalista, a aposta nas estampas pode ser uma excelente opção.

Combine a palheta de cores entre os papéis, parede e teto dos cômodos. Não deixe o ambiente carregado demais por uma mistura de estampas, cores e texturas. Busque o equilíbrio levando em consideração os móveis e acessórios que vão compor o seu ambiente.

Veja as formas de aplicação do papel de parede

Pense na possibilidade de trabalhar os formatos do papel na hora de instalar na parede. Essa também é uma maneira de criar novas sensações com a utilização do material. Separamos alguns métodos de aplicação, a seguir:

  • meia parede: essa forma é mais econômica para aplicar o material, ajudando a equilibrar a decoração dos ambientes entre cores e texturas;
  • faixa na parede: para ambientes mais carregados é indicado a instalação de apenas uma faixa do material na parede para acrescentar um toque moderno na sua decoração.

Calcule o quanto de material será necessário

Para evitar gastos desnecessários e desperdício de material, calcule quantos metros lineares de papel de parede você precisará para fazer a aplicação nos locais definidos. Para isso, é preciso medir corretamente a parede, nas suas proporções do rodapé ao teto, e pensar nas formas e desenhos que você vai formar.

A retomada do papel de parede na decoração das casas está pautada pela facilidade, praticidade na instalação e na durabilidade. Algumas tintas são mais trabalhosas para serem aplicadas e sua vida útil não ultrapassa dois anos, sem contar que são mais frágeis. Já o papel de parede sofreu alterações na sua composição, e atualmente atende às necessidades de todos os cômodos da casa, por isso voltou a ganhar muito espaço.

Que tal? Curtiu este post sobre por que usar papel de parede na decoração? Lembrou de alguma experiência com esse tipo de material? Então aproveite a sua visita e deixe um comentário logo abaixo. Compartilhe com a gente e com os outros leitores as suas experiências, opiniões e ideias sobre o assunto!