O sonho de ter uma casa própria está no topo da lista da maioria dos brasileiros, ainda mais se o novo lar for aconchegante e seguro. Esses fatores contribuem elevando a qualidade de vida da família. No entanto, no momento de realizar a compra, pode surgir uma grande dúvida: comprar um imóvel na planta ou pronto para morar?

Antes de fechar negócio, é essencial avaliar as prioridades e preferências da sua família e, a partir daí, conhecer as vantagens de cada tipo de moradia. Pensando nisso, apresentamos no artigo abaixo as vantagens de comprar um imóvel pronto para morar. Continue conosco para conhecê-las!

O que é um imóvel pronto para morar?

O imóvel pronto para morar, ao contrário do que ainda está na planta, já está construído. Trata-se de uma casa ou apartamento que é possível visitar para conhecer os ambientes, a estrutura e os seus detalhes antes de assinar o contrato, evitando surpresas desagradáveis.

Quais são as vantagens de um imóvel pronto?

De todas as vantagens do imóvel pronto, a principal é conhecer exatamente o que você vai adquirir antes de efetuar a compra. Muitas vezes, visitar o espaço é essencial para evitar imprevistos e dores de cabeça. Esse tipo de moradia ainda tem outras vantagens. Confira a seguir!

Disponibilidade imediata de mudança

Adquirir um imóvel é um investimento inteligente e a melhor maneira de garantir uma aposentadoria tranquila com bens patrimoniais. Além disso, não existe sensação melhor do que comprar uma casa ou apartamento e decorá-lo com seu estilo, deixando-o a sua cara.

No caso do imóvel pronto, isso é possível mais rápido do que se imagina. Todo o tempo utilizado em negociações, visitas para conhecer o imóvel, a vizinhança e os serviços disponíveis na região são recompensados pela possibilidade de você se mudar em um prazo menor.

Moradias vendidas na planta ainda estão no período de construção, e, em alguns casos, podem estar ainda na fase de planejamento. Isso não garante que o imóvel ficará de acordo com o que foi proposto, nem mesmo que o prazo de entrega será respeitado. Em imóveis prontos, não é preciso esperar meses ou anos, é só realizar a mudança após finalizar a negociação.

Possibilidade de visitar as instalações antes da compra

Como dissemos, essa é uma das maiores vantagens de adquirir imóveis prontos. A possibilidade de visitar as instalações da residência na qual você tem a intenção de morar permite analisar detalhes como tamanho, acabamento, materiais utilizados (de primeira linha ou não), revestimentos, acessibilidade, entre outros.

Em grande parte, não é necessário gastar dinheiro com portas, pisos, janelas, tornando o processo de mudança ágil. Caso o proprietário deseje realizar melhorias, elas podem ser feitas de acordo com o seu orçamento e sem pressa após a entrada no imóvel.

Outros itens também podem ser avaliados, como aqueles relacionados a condomínios. Pode-se avaliar áreas verdes, garagem, salão de festa, playground, academia e outros ambientes comuns nesse tipo de propriedade.

Apesar de o imóvel na planta apresentar modelos em showroom (escala humana) e oferecer flexibilidade na escolha de alguns itens como piso, acabamento etc., deve-se tomar cuidado, pois nem sempre a construtora entrega a moradia conforme a proposta.

Muitas vezes, o imóvel deixa a desejar em relação à instalação hidráulica, elétrica e em outros pontos. Caso o proprietário queira retificar tais problemas, além de retardar a entrada no imóvel, pode haver custos extras.

Comodidade para usufruir do imóvel

Ao comprar um imóvel na planta, o objetivo do morador é ter praticidade, conforto e comodidade. Se for necessário realizar alguma reforma assim que ele se mudar, significa que o imóvel ainda não está pronto para morar.

Ao visitar uma propriedade, é possível verificar não só a estrutura, mas também fatores que podem ser decisivos para o bem-estar da sua família. Pode-se observar a incidência da luz do sol durante o dia, a vista, a ventilação, entre outros detalhes. Esses elementos podem ser considerados no momento da negociação, favorecendo o comprador.

Facilidade de financiamento

Conseguir crédito para construir é possível, contudo, o financiamento para casas já finalizadas é mais fácil de ser solicitado, já que financiamentos de imóveis prontos é uma das modalidades mais utilizadas quando se trata de crédito imobiliário.

Além disso, financiar um imóvel pronto é mais rápido e menos burocrático, afinal, assim que o crédito for aprovado é permitido tomar posse do bem. O imóvel é um investimento a longo prazo e o pagamento da entrada de residências prontas geralmente é realizado à vista e o restante, financiado.

Com a residência na planta, a entrada é parcelada durante a construção e o saldo devedor começa a ser liquidado após a entrega, sendo corrigidos pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Possibilidade de conhecer a vizinhança e o bairro

Em imóveis prontos, outra grande vantagem é a possibilidade de conhecer a vizinhança e o bairro. Seja em casa ou apartamento, é fundamental avaliar o perfil dos moradores, que pode variar conforme a localização.

Prédios de condomínios são bons exemplos disso. Enquanto um prédio tem moradores jovens, barulhentos e agitados, o outro conta com pessoas mais tranquilas, famílias idosas ou com crianças, que estão procurando sossego.

Outros pontos podem ser observados, como a organização do condomínio, a segurança do bairro, o trânsito, a disponibilidade de comércios na região e as áreas de lazer, vantagens que os imóveis ainda na planta não oferecem.

Facilidade com a documentação

A documentação de imóveis na planta em geral é menos complicada, pois envolve o compromisso de compra e venda em vez de um contrato definitivo. Um imóvel nunca habitado também facilita a vida do morador, já que os trâmites envolvem somente a construtora e o proprietário. Como se trata de um imóvel ainda não construído, o cliente é submetido a um risco maior, por isso deve verificar a idoneidade da construtora.

Em imóveis prontos, há mais burocracia envolvida, principalmente por causa de cartórios. Ainda assim, toda documentação solicitada servirá como garantia maior para o negócio. Ou seja, a documentação extra e o imóvel pronto oferecem mais segurança ao comprador.

Por meio deste conteúdo, você conheceu as vantagens de adquirir um imóvel pronto para morar. Considere-as no momento de sair do aluguel e escolher o seu próprio lar, avaliando sempre o melhor plano para você e sua família.

E aí, já está pronto para decidir entre imóvel pronto ou na planta ou ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar. Estamos à sua disposição!