A violência crescente das grandes cidades e a busca por mais proteção, conforto e sossego têm feito as pessoas optarem por morar em condomínios ou loteamentos que ofereçam serviços de segurança 24 horas por dia.

E não é à toa que esse serviço vem se tornando bastante comum e sendo cada vez mais requisitado por moradores. Além da segurança, esse serviço proporciona mais qualidade de vida para toda a família, desde as crianças até os idosos.

Desse modo, esse serviço oferece mecanismos especiais para que as vulnerabilidades de segurança sejam identificadas e corrigidas, a fim de garantir tranquilidade aos moradores.

Quer saber mais sobre como funciona o serviço de monitoramento e segurança 24 horas em seu imóvel? Neste artigo, você vai conhecer quais são as vantagens de se morar em um local que oferece essa utilidade. Por isso, continue a leitura!

Inibe a ação de criminosos

Os roubos, assaltos e demais tipos de crimes são problemas muito comuns nos grandes centros urbanos, principalmente. Os criminosos adotam técnicas especiais para cometer os delitos e visam, de preferência, as residências e condomínios que dispõem de poucos mecanismos de segurança, pois são considerados alvos fáceis. Desse modo, as chances de sucesso na empreitada criminosa são muito mais altas.

Por outro lado, os imóveis em conjuntos residenciais que têm câmeras de segurança 24 horas visíveis, seguranças de prontidão e um sistema de monitoramento em horário integral desestimulam os criminosos a prosseguir no ato delituoso. Isso significa que o investimento em segurança é uma estratégica que ajuda a inibir a ação de bandidos.

Esse tipo de delinquente costuma vigiar o ambiente por um tempo antes de colocar seu plano em prática — sabe a rotina dos moradores, o horário de troca de turno entre os porteiros, a existência de algum mecanismo de segurança etc.

Controla o fluxo de pessoas

Em um complexo de condomínios com muitos prédios, o fluxo de moradores é muito alto. Nesse cenário, é muito comum que os vizinhos não se conheçam — muitas vezes nem se sabe quem mora no apartamento ao lado.

Esse fator é um prato cheio para criminosos agirem. Disfarçados de moradores, eles podem entrar livremente e ter acesso a toda a estrutura do condomínio, o que facilita de forma exponencial a prática de delitos. Eles preferem horários de menor movimento. Tudo isso para evitar serem pegos e com menos chances de haver testemunhas.

A adoção de mecanismos de segurança ajuda a controlar a entrada e a saída de moradores e evita o trânsito de terceiros mal-intencionados. Dessa forma, todos que entram no prédio devem ser identificados pelos vigias e têm a sua entrada controlada e anotada em fichas. Além disso, a comunicação entre os profissionais responsáveis pela segurança pode ser feita por rádios, o que agiliza e otimiza o trabalho.

Valoriza o imóvel

Uma residência que oferece segurança e proteção aos moradores é um diferencial bastante requisitado e valorizado no mercado imobiliário. Desse modo, as chances de atrair compradores interessados no imóvel são muito altas e você não passará por grandes problemas, caso deseje alugar ou vender esse bem. O recomendado é procurar uma empresa imobiliária e fazer uma consulta.

Oferece monitoramento constante

As câmeras são ferramentas tecnológicas essenciais em um serviço de segurança 24 horas. É um investimento que vale todo o custo financeiro pelos proprietários.

Além de inibir a ação dos criminosos, como já tratamos mais acima, as imagens gravadas por ela ficam registradas em arquivos e servem como uma forma de identificar os bandidos, caso eles tenham adentrado no imóvel e causado algum incidente.

De posse dessas imagens, a polícia tem condições de trabalhar, identificando e procurando os criminosos. Assim, é mais fácil solucionar o crime e até mesmo recuperar os pertences das vítimas, a depender do caso.

Tem portaria 24 horas

O porteiro é um profissional indispensável na segurança da residência. Trata-se de um colaborador estratégico que observa todo o fluxo de entrada e saída de moradores e controla, também, a movimentação ao redor do condomínio.

Esse profissional é treinando para detectar atitudes suspeitas de prestadores de serviços e das companhias de moradores, analisar constantemente as imagens das câmeras de monitoramento, verificar as placas de carros que adentram o estacionamento etc.

Assim, ele deve estar sempre atento. Ao menor sinal de que as coisas estão estranhas, ele deve agir e comunicar o fato aos demais vigilantes — e à polícia, se for o caso.

Proporciona conforto aos moradores

Uma residência que dispõe de segurança 24 horas é um ambiente de conforto e praticidade. Você pode ficar com as janelas abertas e transitar pelos ambientes sem se sentir inseguro e ficar olhando para os lados, com medo de aparecer alguém mal-intencionado.

Nesse sentido, é possível se dedicar às atividades de lazer — piscina, sauna, academia, churrasqueira, quadras de esporte etc. — e o melhor de tudo, sem grandes preocupações.

Além disso, caso você faça um pedido delivery, o funcionário terceirizado — após ser devidamente identificado na portaria — poderá se deslocar até o seu apartamento para entregar o produto — ele será acompanhado por câmeras de segurança. Com isso, os riscos de assalto e invasão são praticamente nulos.

Reduz os custos com seguros

O valor desembolsado pelos moradores para custear os serviços de segurança é dividido entre todos. Dessa maneira, ninguém precisará pagar altas quantias — geralmente o valor vem incluso na taxa mensal de condomínio.

O valor varia conforme a empresa escolhida para prestar os serviços. Ele é definido levando em conta alguns fatores, como os mecanismos de segurança utilizados, o bairro onde fica o imóvel, o índice de criminalidade na região, a quantidade de moradores etc.

Assim, é importante pesquisar empresas que oferecem o serviço e comparar com os seguros. Muitas vezes, contratar uma empresa de segurança sai muito mais em conta. Trata-se de uma alternativa que permite conservar os bens e a integridade física dos moradores por um custo justo, dentro dos padrões do mercado.

Contratar serviços de segurança 24 horas vem sendo considerado um investimento necessário, principalmente nos grandes centros urbanos. Desse modo, a sua família desfrutará de tranquilidade e proteção e não viverá com medo de que algo inesperado possa acontecer a qualquer momento.

Gostou deste conteúdo? Então, siga-nos no Facebook para ter acesso a mais informações sobre o assunto!