Na hora de escolher o novo endereço, entre tantos quesitos que precisam ser pensados, uma excelente opção é viver próximo das áreas verdes. Estar próximo de parques, praças e regiões de florestas propiciam o bem-estar e a tranquilidade de quem busca uma vida e mente mais saudáveis.

Mas a busca por imóveis que estejam localizados em regiões com áreas verdes não atraem somente pelo fator da qualidade de vida, mas também, porque valorizam o patrimônio e podem ser muito lucrativas no futuro.

Quer saber mais sobre os benefícios de optar por imóveis que estão em áreas verdes? Confira este post com dicas e informações especiais para você! Vamos lá?

Quais são os benefícios de morar próximo a áreas verdes?

Veja a seguir alguns benefícios de morar próximo à natureza.

Aumenta o contato com a natureza

O contato com a natureza propicia não só uma visão diferenciada com o meio ambiente, como estimula o convívio pessoal entre as pessoas. Espaços verdes são ponto de encontro para meditação ao ar livre, para cuidados com plantas, árvores e vegetação nativa, além de trazer ainda mais história e cultura.

Para quem está disposto a aprender com a natureza, esse contato mais próximo e rotineiro gera novos hábitos e costumes, como a preservação com o ambiente que, muitas vezes, só é observada quando se vive em regiões com áreas verdes.

Garante conforto e tranquilidade

Qualidade de vida é o que todas as pessoas buscam, principalmente quando o assunto é escolher o novo endereço para morar. O contato com a natureza é um dos melhores estimulantes para a prática de atividades físicas, sensação de bem-estar e diminuição do estresse.

As áreas verdes são espaços dedicados também à promoção de eventos, feiras gastronômicas, atividades físicas de relaxamento, além da redescoberta da cultura do meio ambiente.

O verde traz mais tranquilidade e tira os seus moradores da rotina conturbada e acelerada do dia a dia. A possibilidade de caminhar em regiões arborizadas traz mais conforto mental e físico, por isso são tão procuradas.

Ajuda na qualidade do ar

Esse é um dos principais motivos que os investidores escolhem imóveis próximos de áreas verdes, uma vez que os problemas de poluição são menores e a qualidade do ar pode ser facilmente sentida pelas pessoas.

Para portadores de doenças pulmonares crônicas como bronquite e asma, ou até mesmo para quem sofre com a rinite, quanto menos contato com a poluição, ar seco e pesado, melhores são as condições de saúde.

Os espaços arborizados trazem um ar mais limpo e menos seco, facilitando a vida daqueles que sofrem com as doenças respiratórias. Porém, para quem não tem problemas, mas prefere viver com mais qualidade, os espaços arborizados trazem também a questão do clima.

A emissão de gases poluentes causada pelo alto fluxo de veículos faz com que o fenômeno do efeito estufa crie uma massa de ar baixa, que aumenta a sensação de abafamento. Perto das áreas verdes é possível encontrar temperaturas mais amenas e ar de qualidade.

Oferece espaço de lazer para a família

Quem não gosta de praticar esportes ou atividades ao ar livre? As áreas verdes impactam na vida dos moradores porque incentivam as pessoas a deixar o sedentarismo de lado e iniciar atividades físicas, nem que sejam apenas pequenas caminhadas para aproveitar a paisagem e o ar puro.

Na maioria das cidades, os governantes criam espaços públicos arborizados destinados ao lazer e a prática esportiva para toda família. A ideia é reduzir os índices de doenças causadas pelo sedentarismo e, ao mesmo tempo, promover o bem-estar físico e mental dos seus moradores.

Auxilia na prevenção de doenças

Muito se ouve dizer sobre o avanço das doenças como depressão e ansiedade por conta da rotina agitada das grandes cidades. Um bom remédio para diminuir o risco de ser acometido por essas enfermidades é o contato próximo com a natureza.

As áreas verdes promovem tranquilidade, além de uma melhora geral no estado de saúde mental e emocional. Segundo pesquisas realizadas por uma universidade holandesa, quanto mais próximas de áreas arborizadas, parques ao ar livre e regiões com jardins as pessoas moram, melhor elas se encontram física e emocionalmente.

Quais são as vantagens diretas e indiretas de morar próximo à natureza?

Para você entender na prática, listamos alguns pontos que mostram as vantagens de morar próximo de áreas verdes:

  • redução dos níveis de poluição sonora e do ar;
  • temperaturas mais amenas;
  • ar puro e fresco;
  • áreas com sombras;
  • qualidade do ar mais agradável;
  • fauna e flora;
  • saúde física e mental;
  • incentivo à socialização;
  • estímulo para práticas esportivas.

Por que as áreas verdes valorizam o imóvel?

Principalmente nas capitais e nas grandes cidades, a localização de imóveis em espaços arborizados é cada vez mais valorizada. Como os investidores estão buscando espaços que promovam mais qualidade de vida, tanto para comprar ou alugar, os imóveis que privilegiam o acesso à natureza são os que estão em alta.

Como a busca é pela qualidade de vida, menos estresse e principalmente pela redução dos deslocamentos, as construções que contam com infraestrutura voltada para as áreas verdes tendem a ter mais procura. Se dentro do condomínio, por exemplo, existem espaços verdes e a possibilidade de ar puro, os valores são mais altos na hora da comercialização.

Uma pesquisa realizada pelo DataZAP apontou que imóveis que estão localizados nas proximidades do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, são mais caros que os demais, que têm as mesmas características. Essas propriedades custam cerca de R$ 10 mil reais a mais por metro quadrado.

Quando a pergunta é se vale a pena morar em áreas verdes, a resposta sem dúvidas é sim. Não só no quesito qualidade de vida, quanto no tocante à valorização dos imóveis. Para quem está pensando em investir na aquisição de um patrimônio seja ele residencial ou comercial, é importante ficar atento ao fator da proximidade com a natureza, que com certeza ele fará muita diferença no negócio.

Que tal, gostou deste artigo sobre áreas verdes e o bem-estar para os seus moradores? Então, deixe o seu comentário no post e troque experiências conosco e com os nossos leitores sobre a vida em regiões arborizadas.