Ter um ambiente em casa voltado para a realização de eventos, é a vontade de muitas pessoas. Para isso, não é necessário um salão de festas. A área gourmet é um espaço versátil que funciona para várias utilidades. A decoração fica a escolha dos donos do imóvel, que pode variar entre um estilo rústico e despojado até o uso de elementos sofisticados.

Neste texto, vamos explicar quais são as principais características da área gourmet e como utilizar esse ambiente para aproveitar todas as vantagens. Boa leitura!

O que é e quais são as características da área gourmet?

A área gourmet é um espaço destinado ao lazer e às refeições coletivas. Nesse local, podemos encontrar elementos voltados para a culinária, além de itens para conforto e diversão. Um espaço gourmet pode ser localizado na varanda, no deck ou próximo à piscina. Também pode ser de uso comum, se for parte de um condomínio, ou individual, se for dentro da propriedade de uma família.

A principal diferença entre os modelos existentes se deve ao fato de esse cômodo ser voltado para a parte interna ou externa da casa. Quanto a isso, entenda mais a seguir.

Área gourmet externa

Como o nome sugere, a área gourmet externa é instalada completamente fora da residência. Dessa maneira, é possível montar um espaço totalmente personalizado e com decoração independente. Uma das vantagens desse modelo, é a possibilidade de instalar uma churrasqueira de alvenaria, aquela de tijolinhos, muito charmosa e com estilo rústico.

Seguindo o mesmo conceito, vai bem um forno para o preparo de pizzas e pães caseiros, que ganham um sabor extra com o auxílio da brasa. Sem a ligação com o interior da casa, não é preciso se preocupar com o cheiro de fumaça, que se dispersará naturalmente com a saída de ar dos equipamentos.

A presença da iluminação natural favorece os momentos prazerosos, trazendo um clima de férias para todas as ocasiões. Um mobiliário de madeira combina muito com o ambiente e é possível adicionar elementos coloridos como almofadas estampadas e plantas.

É preciso se lembrar que a proximidade com a piscina, ou mesmo a ação de chuvas, torna necessário impermeabilizar os móveis e outras estruturas para garantir a durabilidade.

Área gourmet interna

No espaço interno também é possível criar um ambiente gourmet satisfatório. Em geral, os locais utilizados para isso são as varandas ou sacadas porque estão mais próximas da área externa e são muito comuns em apartamento. Uma área gourmet interna pede mais sofisticação. Nesse sentido, é possível abusar de elementos decorativos como luminárias pendentes e jogos de jantar completos, com centro de mesa, sousplat e guardanapo.

Além disso, a utilização de utensílios tecnológicos também é bem-vinda nesse espaço. Um deles é a adega climatizada para a conservação de vinhos por longos períodos. É importante que ela fique longe de fontes de calor. Uma boa dica é criar uma decoração relacionada a vinho, com recipientes próprios para a acumulação de rolhas e quadrinhos de mensagens divertidas.

Para amantes das bebidas à base de cevada, vai bem uma chopeira elétrica. Também é preciso contar com um freezer espaçoso e um forno elétrico de boa qualidade. A presença de churrasqueira não é proibida, no entanto, deve-se lembrar de fazer um sistema de exaustão para que a fumaça não atrapalhe a diversão.

Quais as suas principais vantagens?

Veja quais são os principais benefícios de ter uma área gourmet onde você mora.

Conforto e privacidade

Quando nos reunimos com familiares e amigos para ocasiões especiais, queremos que todos fiquem à vontade e confortáveis, mas nem sempre isso é possível em ambientes comerciais como bares e restaurantes. Com a presença de assentos escolhidos especialmente, como cadeiras com estofado macio, poltronas, pufes e outros, a maior permanência no evento é garantida.

Ainda, a comodidade de ter banheiro e lavabo por perto garante a privacidade de todos os convidados. A própria reunião ganha mais privacidade quando se tem uma área gourmet na residência porque apenas os participantes terão acesso, o que é também um fator de segurança. Além disso, seus amigos que têm filhos ficarão mais à vontade enquanto sabem que as crianças estão descansando ou brincando em um lugar de confiança.

Economia

Não há dúvidas que a maioria das pessoas gosta de ir a restaurantes, pizzarias e bares. No entanto, isso gera um gasto excessivo quando é feito todos os fins de semana. Pensando nisso, ter uma área gourmet acaba gerando economia de recursos a longo prazo. A preparação de alimentos e drinks sai mais em conta quando feita em casa, e não se perde nada em sabor e qualidade quando são usados bons utensílios e ingredientes selecionados.

Ainda, é proporcionada a economia com combustível e estacionamento. Também é possível que todos consumam bebidas alcoólicas sem se preocupar em dirigir depois ou sem precisar gastar com serviços de transporte.

Interação social

Quem nunca perdeu um pouco de contato com os amigos pela impossibilidade de ir em algum lugar? Uma área gourmet é a oportunidade de estreitar laços com pessoas queridas que você não consegue ver com a frequência que gostaria. Poder jogar conversa fora sem precisar ficar vigiando o relógio, falar de diversos assuntos, rir e criar intimidade, são alguns dos benefícios de fazer eventos sociais em casa.

A preparação de refeições em conjunto é uma ótima oportunidade para socializar. Muitas situações que renderão boas histórias e risadas nascem nessas ocasiões, assim como a cooperação e a divisão de tarefas torna os laços familiares mais fortes.

Como utilizar esse espaço?

A grande vantagem da área gourmet é a sua versatilidade enquanto ambiente. Para o dia a dia, ela agrega beleza e charme à residência. Ela é ideal para festas de fim de ano e aniversários, mas também pode ser utilizada para encontros menores. Outra forma de aproveitar esse espaço é para reuniões de negócios ou com colegas de trabalho. Seja qual for a sua escolha, é possível fazer nesse espaço.

Pronto! Agora você já sabe como utilizar a área gourmet e quais são as principais vantagens desse espaço. Tenha em mente que vale mais a pena adquirir um empreendimento imobiliário que já tenha esse ambiente na planta do que fazer uma reforma para ter uma área gourmet depois!

Gostou deste conteúdo? Então, siga as nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube, e veja outras postagens assim.